Sanhaço Azul canto do Mato

2 years ago
30

Sanhaço azul é referência da espécie. Muito conhecido pela coloração azulada, o Sanhaço azul é um dos pássaros mais belos já visto. Com temperamento ácido, pode se tornar agressivo aos seres humanos, ainda mais quando não é manuseado de maneira correta.

O sanhaço azul tem aparência delicada e pode ser considerado um pássaro de pequeno porte. Com características que o diferenciam de ouros pássaros, a espécie é raríssima e muito difícil de ser encontrada para ser criada em cativeiro.

O que é sanhaço azul?
Sanhaço azul é um pássaro membro da família Thraupidae. Com nome científico de Thraupis episcopus, é um dos sanhaços mais populares e referência da espécie, ficando apenas atrás do Sanhaço cinza.

Mesmo que seja conhecido também como sanhaço cinzento, já que sua tonalidade de azul é acinzentada, pode se apresentar com o nome de Saí-azul, dependendo da região em que é encontrado.

Diferente de algumas outras espécies de Sanhaço, o Sanhaço azul está presente no Belém, Amazonas, Roraima, Tocantins, entre outras regiões. Além disso, o México, a Colômbia e o Panamá, também são agraciados com a presença desse pássaro.

Uma ótima característica dessa ave, é que tem ótima capacidade de adaptação ao ambiente em que vive. Logo, conseguirá viver tanto em ambiente úmido quanto ambiente semiárido. Para encontrá-lo, basta olhar a borda de florestas, jardins e pomares.

Em locais urbanos, o Sanhaço azul também está presente, mas pode se mostrar um tanto quanto temperamental para com o ser humano. Em suma, é uma espécie inquieta, agitada e muito barulhenta. Por conta disso, o canto do sanhaço azul é barulhento, agudo, alto e frequente.

No entanto, é sempre interessante observar o sanhaço azul cantando. Em relação à sua aparência, possui 17 centímetros de comprimento e pesa até 40 gramas. O Sanhaço azul macho não apresenta nenhuma diferença para o sanhaço azul fêmea.

Portanto, essa espécie não apresenta dimorfismo sexual. A única diferença que os Sanhaços adultos apresentam:

Cabeça, peito e barriga azul acinzentado;
Dorso, asas e cauda azuis;
Bico curto, grosso e preto;
Olho preto.

Alimentação do sanhaço azul
A alimentação do sanhaço azul não diverge muito dos outros Sanhaços. Em geral, essa espécie adora comer frutas, principalmente:

Maçã;
Mamão;
Goiaba;
Banana;
Laranja.
O caqui também é muito frequente na dieta do Sanhaço azul. No entanto, essa ave se alimenta conforme a estação. Ou seja, as frutas de época em geral agradam o paladar da ave. Além disso, os legumes também são uma boa pedida.

A cenoura, beterraba, jiló e berinjela, são legumes ótimos para garantir a saúde e vitalidade do Sanhaço azul. Também é possível alimentá-los com verduras, como a couve e a escarola. Entre outros alimentos dessa espécie, os botões de flores, aracnídeos pequenos, brotos e insetos, também estão presentes.

Reprodução do sanhaço azul
Diferente de outras espécies, o Sanhaço azul tem seu período de reprodução durante a primavera e meados do eram. Em geral, sua maturidade sexual é atingida a partir dos 12 meses. A fêmea da espécie Sanhaço azul, costuma colocar de 2 a 3 ovos.

O período de incubação dura até 13 dias e os filhotes podem ser separados da fêmea a partir dos 35 dias de idade. Ademais, durante o período reprodutivo, é muito comum ver o Sanhaço azul macho cantando de forma vibrante e harmônica para a fêmea.

Quando o macho consegue conquistar a fêmea, o ninho começa a ser produzido com fibra de coco, raiz de capim e fibra de sisal. Uma característica curiosa é que todos os ninhos possuem o formato perfeito de uma xícara e são feitos em buracos de árvores ou em baixo de telhados.

A intenção é sempre manter os filhotes protegidos de qualquer predador que possa aparecer. Porém, quando o Sanhaço azul encontra-se em cativeiro, o ninho deve ser feito com arame e sisal e possuir aproximadamente 10 centímetros de diâmetro e 6,5 centímetros de profundidade.

Loading comments...