13 - Estruturas de Repetição em Python

1 year ago
15

Fluxos de Controle em Python – Estruturas de Repetição.
Conheça as situações em que é necessário executar um trecho de código específico repetidas vezes.

Videoaula 13: Aula 2 do Capítulo 4.
Conteúdo da Aula:

00:00 Estruturas de Repetição
02:28 Estrutura de Repetição while
13:00 Estrutura de Repetição for ... in

#Estruturas de #Repetição

Ao desenvolver uma aplicação, é comum depararmos com a necessidade de executar uma mesma instrução por repetidas vezes. Para tanto, as linguagens de programação possuem as chamadas estruturas de repetição, que são estruturas de código que nos permitem executar um bloco de código por uma determinada quantidade de repetições.

Em Python, temos dois tipos de estruturas de repetição. A primeira delas, o while, nos permite repetir a execução de um bloco de código enquanto uma determinada condição for verdadeira. A segunda estrutura de repetição é o 'for ... in', que permite executar um bloco de código para cada elemento de uma sequência.

A seguir, iremos aprender como utilizar as estruturas de repetição do Python, conhecendo as particularidades de cada uma, para então conseguirmos escolher a estrutura adequada para a nossa solução.

Estrutura de Repetição #while

O while é uma estrutura de repetição do Python que é utilizada quando não sabemos, de antemão, quantas vezes um bloco de código deverá ser repetido. Por exemplo, podemos escrever um programa que realiza a mesma tarefa de processamento para as transações bancárias de um cliente, mas não sabemos quantas
transações serão processadas.

Em outras palavras, o `while` é uma estrutura de repetição que permite executar um determinado bloco de código enquanto uma determinada condição for verdadeira (`True`), criando assim o chamado loop de repetição. Sua sintaxe é similar à instrução condicional if, com a diferença que o bloco será executado ==enquanto a condição for verdadeira==, e não ==se a condição for verdadeira==.

Após a declaração do while é sempre necessário definir uma condição que será verificada antes de cada execução do bloco de código, e o loop somente será interrompido quando essa condição não for mais verdadeira.

Por exemplo, considere o problema de determinar a soma dos primeiros n números inteiros.

Estrutura de Repetição #for ... in

Em Python, a estrutura de repetição `for ... in` permite executar um bloco de código repetidas vezes, sendo uma repetição para cada elemento em uma sequência.
Em outras palavras, ela permite percorrer (iterar) uma sequência iterável.

Antes de prosseguirmos, é importante entendermos o conceito de sequência iterável. Basicamente, uma sequência é dita iterável quando ela tem a capacidade de retornar cada um de seus elementos de forma individual. Até o momento, apresentamos apenas uma sequência iterável: o tipo de dados string. Entretanto, outros tipos de dados não-primitivos, que também são iteráveis, serão apresentados no **Capítulo 5**.

#Interrupção da Estruturas de Repetição

Por padrão, a estrutura de repetição `for ... in` só será interrompida depois que o último elemento da sequência for processado. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessário interrompermos o loop antes de chegar ao fim da sequência. Para tanto, existe o comando `break`, que encerra a instrução de repetição ao verificar se uma condição específica é verdadeira. A sintaxe deste conceito é apresentada abaixo. O comando `break` deve ser utilizado em conjunto com uma instrução condicional (`if – else`).

Conclusão
✔ Aprendemos como utilizar as estruturas de repetição

Loading comments...