O antílope branco (Adax)

1 year ago
7

"42 # \ 36 **; | {) ;. 0" O adax, é um mamífero artiodáctilo da família dos bovídeos, vive espalhado pelas regiões desérticas no norte da África, do oceano Atlântico ao rio Nilo. Provido de longos cornos anelados desenvolvendo-se em espiral. Próprio das regiões de deserto, possuindo cascos largos e arredondados, bem adaptados à marcha sobre a areia. A sua cor é amarelada, com cabeça e pescoço negros, sendo a cauda e as patas brancas. Hoje encontra-se em grande risco de extinção, restando poucos exemplares vivos. Aliás, já esteve extinta na Natureza, tendo sido reintroduzida mais tarde. O adax, está ameaçada pela caça, seca e conversão do habitat. Estima-se que a população seja inferior a 300 animais. O corpo mede entre 1,5 e 1,7 m, com pelagem de coloração esbranquiçada e que, nos machos, pode tornar-se ligeiramente acinzentada na estação de acasalamento. Ambos os sexos possuem chifres espiralados, mas os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas.
Hábitos. O adax é um animal gregário. Hoje em dia são encontrados em pequenos grupos vagando pelo deserto em busca de comida. Antigamente era possível que as manadas contivessem mais de mil animais. O bando é liderado por uma fêmea mais velha e contém tanto machos quanto fêmeas. O adax tem hábitos noturnos e crepusculares. Durante o dia ele se protege do calor repousando em covas rasas que escava na areia do deserto.
Reprodução. Verificou-se que o pico de novos nascimentos é entre o inverno e a primavera. O comportamento reprodutivo é semelhante ao das Palancas, em que o macho assenta a cabeça na garupa da fêmea e esta, baixa a cabeça em sinal de recetividade. A cria é amamentada até perto dos 7 meses de idade.

#MundoNatural! #Adax

Loading comments...