INCRÍVEL!! O QUE O JAMES WEBB VIU NA NEBULOSA DA TARÂNTULA!!!

1 year ago
18

INCRÍVEL!! O QUE O JAMES WEBB VIU NA NEBULOSA DA TARÂNTULA!!!
[ 👉 ] Quer comprar um telescópio? No site Celestron Brasil: https://www.celestron.com.br/você tem 12℅ de desconto em qualquer produto e ainda ajuda o canal Nerd aos 50 - Astronomia, basta usar o cupom: "NERDAOS50" Em suas compras.
🔻🔻 Links importantes🔻🔻
Na imagem em mosaico que se estende por 340 anos-luz de diâmetro, a câmera infravermelha do James Webb (NIRCam) exibe a região de formação estelar da Nebulosa da Tarântula,uma imagem como nunca vista, incluindo dezenas de milhares de estrelas jovens anteriormente envoltas em nuvens cósmicas e pó. A região mais ativa parece brilhar com estrelas jovens massivas, aparecendo em azul. Espalhadas entre elas estão estrelas ainda embutidas, parecendo vermelhas, mas que ainda não emergiram do casulo empoeirado da nebulosa. O NIRCam é capaz de detectar essas estrelas envoltas em poeira graças à sua resolução sem precedentes em comprimentos de onda do infravermelho próximo.

No canto superior esquerdo do aglomerado de estrelas jovens e no topo da cavidade da nebulosa, uma estrela mais velha exibe proeminentemente os oito picos de difração do NIRCam , um artefato da estrutura do telescópio. Seguindo o pico central superior desta estrela para cima, quase aponta para uma bolha distinta na nuvem. Estrelas jovens ainda cercadas por material empoeirado estão soprando essa bolha, começando a esculpir sua própria cavidade. Os astrônomos usaram dois espectrógrafos de Webb para examinar mais de perto essa região e determinar a composição química da estrela e do gás circundante. Esta informação espectral dirá aos astrônomos sobre a idade da nebulosa e quantas gerações de nascimento de estrelas ela viu.

Mais longe da região central de estrelas jovens quentes, o gás mais frio assume uma cor de ferrugem, dizendo aos astrônomos que a nebulosa é rica em hidrocarbonetos complexos. Este gás denso é o material que formará as futuras estrelas. À medida que os ventos das estrelas massivas varrem o gás e a poeira, alguns deles se acumulam e, com a ajuda da gravidade, formam novas estrelas.
Uma imagem realizada com o MIRI, a câmera que atua no infravermelho médio, penetra mais o interior da nebulosa e exibe detalhes impressionates das estrealas em seus casulos cósmicos de poeira.

Para fechar essa dissecação da Tarântula o James Webb usou seu espectrógrafo de infravermelho próximo de Webb (NIRSpec) e revelou o que realmente está acontecendo em uma região intrigante da Nebulosa da Tarântula. Uma estrela cujo aspecto mais frio aparentemente seria uma estrela mais velha é na verdade uma estrela em nascimento, um bebê estelar que ainda repousa em seu "ninho"de gás e poiera. Este estudo do JWST pode esclarecer muito sobre como as estrelas nascem.

Créditos:
IMAGEM: NASA, ESA, CSA, STScI, Equipe de Produção Webb ERO

🔭Curso que eu recomendo:
O curso de Astronomia Fundamental e Essencial é indicado para alunos do ensino fundamental, médio e superior, para professores de todos os níveis, amantes do céu noturno e diurno, astrônomos amadores e iniciantes. Se você gosta de astronomia e observar o céu, não tem ainda um bom conhecimento com esta ciência, este curso é indispensável para você, visite o link do curso sem compromissos: https://go.hotmart.com/S59520103V

🔻🔻 Acesse mais conteúdos nas playlists:🔻🔻

[ 👉 ] Aprendendo Astronomia
https://youtube.com/playlist?list=PLcumkr2YU-FKSkzJDp915Eixab5Ca6R1M

[ 👉 ] Podcasts sobre astronomia, dúvidas e conceitos:
https://youtube.com/playlist?list=PLcumkr2YU-FK11io9L7wddu7zNK14DbwK

[ 👉 ] Explorações de Marte:
https://youtube.com/playlist?list=PLcumkr2YU-FJl-DFkqGDXf1y-Ci5Q6DWS

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCLd4FaPzsbyPa6XqJqgJ_RA?sub_confirmation=1

Siga-nos no também instagram:
https://instagram.com/nerd.aos50?utm_medium=copy_link

Loading comments...