O Batismo Hermético

1 year ago
34

🔆 PIX: +5511995514141
Contamos com sua solidariedade para mantermos o projeto Teologia da Libertação. Para além da quantia, o teu ato solidário nos indica que vale apostar na oferta de conhecimentos sobre o direito das pessoas terem tempo e espaço para cultivarem o sagrado em suas vidas.

🦉 🦉 🦉 🦉 🦉
No Vídeo de hoje: Leitura de fragmentos do Corpus Hermeticum

Pílulas do texto do Corpus Hermeticum

⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛
🔆 Para acompanhar as atividades de leitura e estudos sobre o Corpus Hermeticum:

🦉https://amf3.com.br/work/corpus-hermeticum

🦉 Contribuindo através do Pix você colabora com os demais projetos que oferecemos ao público em geral.

Projeto destinado aos estudiosos de sociabilidades filosóficas:
https://amf3.com.br/work/maconaria-na-universidade

Canal no Youtube com mais de 337 vídeos:
https://www.youtube.com/channel/UCQq8HV-8keoR60STZ36x2TQ

Projeto destinado a formação de Professores da Educação Básica:
https://amf3.com.br/work/filosofia-da-educacao/

Roteiro aberto para quem deseja exercitar-se nos estudos de Filosofia:
https://amf3.com.br/work/roteiro-estudos-filosoficos/

Roteiro aberto de Estudos Teológicos:
https://amf3.com.br/work/teologia-da-libertacao/

⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛⌛

🦉 HASHTAGS DO VÍDEO:

#Batismo #Hermes

🦉 DIREITOS AUTORAIS:
Livre para uso educacional, especialmente para professores e estudantes. Não achamos justo se usado para fins comerciais.

🦉🦉🦉 Você é muitxs queridxs por aqui 🦉🦉🦉

Prof. Me. Cídio Lopes de Almeida.
🦉

Olá Rogério e demais interlocutores do Programa 5 Elemento.

Certamente temos diferenças, elas estariam de onde olhamos para o social. Apesar de ter habitado por um tempo(acidentalmente por 10anos), não olho a partir de uma classe média(alta) de São Paulo. Do circuito Pinheiros, Jardins. Situo-me mais de um meio rural mineiro, de onde olho.

Contudo, temos pontos em comum, como já indiquei num vídeo lá no meu modesto canal. E nesse ponto comum penso que vcs na conversa levantam pontos singulares e que julgo pertinente inclusive de onde eu penso olhar para o social.

A novidade do seu discurso é que ele detém uma elaboração não habitual no seu “entourage”, o qual certamente temos amigos em comum. Creio que tal repertório, para além dos méritos pessoais, sejam também em função de habitar em termos existencial um ambiente temático a partir da comunidade armênia diaspórica. No que noto algo próximo da comunidade judaica em SP. Essa elaboração procede desses fatos históricos, pelo que de certo modo detém minha apreciação em como você tem produzido argumentações sobre política em geral e a geopolítica em particular.

Nesse tópico que me parece comum, sobre o qual procuro lhe escutar, noto que você tem apresentado uma diversificação na formulação de apreciação de “gosto" sobre a política. E que remete muito ao conhecimento filosófico, disciplina muito mau tratada nos circuitos de classe média. Eu ousaria dizer que a classe média desse circuito paulistano ao aproximar e emular a vida em Miame ou NY deixou por completo o cultivo da leitura da literatura universal e da filosofia em menor quantidade, optando mais por torrar dinheiro em objetos de artes. E parte dessas constatações que vc tem enfrentando no seu canal - pensamento de “torcida”-, e que nivela a classe rica, média e ‘baixa, é parte de um projeto que pode ser bem identificado desde os anos 70. Sendo bem pontual, é possível ver essa formatação nas disposição legais nos setores de mídia, educação formal e nas disposições do urbanismo, tema que creio lhe ser familiar.

Concluo salientando a importância do seu trabalho em propor uma novo jeito de pensar a vida pública, baseada em pensamento complexo, oferecendo elementos que certamente cai bem nos setores de classe média e rica, como também para o pensamento de esquerda, que na minha apreciação ficou perdido no caminho, com o qual não me identifico, ainda que mais jovem tenha tentado essa aproximação. Enfim, para além da cobertura dos conflitos na Ucrânia, contribuirá ainda mais a amplificação do seu trabalho, seria efetivamente muito oportuno e de vanguarda.

Cídio Lopes de Almeida

Loading comments...