PROVA DE ACESSIBILIDADE

1 year ago
1

Neste 52º episódio da coluna Vencer Limites na Rádio Eldorado FM (107,3), falo sobre o projeto de acessibilidade do Museu do Ipiranga, reaberto ao público com novos recursos sensoriais, de comunicação e de mobilidade.

Finalmente, o museu reabre as portas e coloca à prova a proposta acessível que promete transformar substancialmente as experiências de pessoas com deficiência que visitarem seus 5.456 metros quadrados, o novo piso no subsolo e o mirante no alto do prédio. São 49 salas onde estão expostas 3,5 mil obras.

O detalhe mais importante desse projeto é que a acessibilidade não veio depois, com as obras finalizadas, como adaptações onde seria possível depois de tudo pronto. A equipe responsável por esse trabalho está dentro da reforma desde o começo. Os recursos foram inseridos na narrativa e muitos estão nos centros das exposições, mas nenhum é exclusivo para pessoas com deficiência. Não há segmentos específicos.

Um ponto fundamental é a participação efetiva de pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual na validação de cada etapa de acessibilidade.

As premissas de acessibilidade estavam no Concurso Nacional de Arquitetura para o Restauro e Modernização do Edifício-Monumento do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, aberto em 2017, e segundo a equipe, o projeto acessível considera de fato as necessidades dos visitantes e não fica limitado ao que determina a ABTN, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, que sequer tem um capítulo específico para exposições.

Detalhes e fotos no blog: https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/vencer-limites-na-radio-eldorado-52/

Loading comments...