CARLOS BELTRÁN LEYVA E HÉCTOR BELTRÁN LEYVA - A QUEDA DOS ÚLTIMOS CHEFÕES DO CARTEL BELTRÁN LEYVA !!

2 years ago
518

A Organização Beltrán Leyva (também conhecida como Cartel Beltrán Leyva ( CBL ) era um cartel de drogas mexicano e sindicato do crime organizado, anteriormente chefiado pelo cinco irmãos Beltrán Leyva: Marcos Arturo , Carlos , Alfredo , Mario Alberto e Héctor. Fundado como uma filial do Cartel de Sinaloa, o cartel de Beltrán Leyva era responsável pelo transporte e comercialização por atacado de cocaína, heroína e maconha (e pela produção das duas últimas). Controlava vários corredores de tráfico de drogas e se engajava no contrabando de pessoas, lavagem de dinheiro , extorsão , sequestro, assassinato e tráfico de armas.
A BLO era um dos cartéis de drogas mais poderosos do México, que efetivamente se infiltrou nas fileiras de várias agências governamentais mexicanas e na Interpol do México . Seu último líder conhecido, Héctor Beltrán Leyva , foi preso em outubro de 2014, depois de ter recebido uma recompensa multimilionária dos governos dos Estados Unidos e do México. Em 11 de agosto de 2011, a captura de um dos ex-principais tenentes do cartel, chamada de "a última ligação Beltran-Leyva de qualquer importância", levou as autoridades mexicanas para declarar o cartel dissolvido e extinto.

História
Nascidos no interior de Sinaloan na década de 1960, os irmãos Beltrán Leyva - Arturo , Carlos , Alfredo , Mario Alberto e Héctor - trabalharam em estreita colaboração com seu primo Joaquín "El Chapo" Guzmán , líder do Cartel de Sinaloa , durante décadas de contrabando. [15] Sentindo um vazio no Cartel do Golfo rival após a prisão de Osiel Cárdenas em 14 de março de 2003, o Cartel de Sinaloa começou a se mover para o território do Cartel do Golfo. As gangues lutaram entre si em cidades do norte do México, resultando na morte de centenas de pessoas, incluindo alguns civis, policiais e jornalistas.

Em 2004 e 2005, Arturo Beltrán Leyva liderou poderosos grupos de assassinos na luta por rotas comerciais no nordeste do México para o Cartel de Sinaloa. Por meio do uso de corrupção ou intimidação, o Cartel de Beltrán Leyva conseguiu se infiltrar nas instituições políticas, judiciais e policiais do México para alimentar informações confidenciais sobre operações antidrogas e até mesmo se infiltrou na Interpol escritório no México.
Em 2010, o ex-tenente do cartel de Beltran Leyva, Óscar Osvaldo García Montoya (também conhecido como El Compayito ), tentou reagrupar alguns remanescentes do cartel sob uma gangue que ele chamou de La Mano Con Ojos. García Montoya foi preso em 11 de agosto de 2011 o Procurador-Geral do México colocou uma recompensa de 5 milhões de pesos (US $ 400.000) por sua captura. As autoridades mexicanas afirmaram que García Montoya era "o último elo Beltrán-Leyva de alguma importância", e que o cartel foi dissolvido.

As forças aliadas dos remanescentes de Los Zetas e Beltrán-Leyva entraram em confronto em 28 de abril de 2012 com pistoleiros do Cartel de Sinaloa nas montanhas Choix . Pelo menos 32 homens armados foram confirmados como mortos. Os combates renovados no estado de Sinaloa entre o BLO e o Cartel de Sinaloa são supostamente desencadeados pela incursão do Cartel de Sinaloa e seus aliados em Nuevo Laredo , tradicionalmente o maior reduto zeta.

O último líder do cartel, Héctor Beltrán Leyva , foi capturado em 1º de outubro de 2014 enquanto comia em um restaurante popular em San Miguel de Allende. Os EUA estavam oferecendo uma recompensa de US $ 5 milhões por informações que levassem à sua prisão. enquanto o governo mexicano estava oferecendo uma recompensa de US $ 2,1 milhões.

Se Inscreve ae, Ativa o Sininho e Deixa o Like, Pra Ajudar o Canal!
E Se tu curtil colaca nos comentários e deixa escrito qual Narco você quer ver aqui!!!

ME SIGA NO INSTAGRAM: @REISDOCRIME

Suscríbete y activa el Tink y deja Me gusta para ayudar al canal!
Y se tu curtil publica en los comentarios y deja escrito qué Narco quieres ver aquí!!!

SÍGUEME EN INSTAGRAM: @REISDOCRIME

Loading comments...