Premium Only Content

Entre Damas, Cavaleiros e Reis
A Iniciação dos Cavaleiros e a Iniciação dos Reis na Cristandade Medieval de Gérard de Sorval
“Um só homem podia governar ou exercer uma autoridade sobre os outros quando era qualificado moral e espiritualmente para tal”. Gérard de Sorval
Visto pela perspectiva #moderna, o mundo #medieval com toda a sua estrutura #monárquica pode ser entendido somente como um desdobramento natural, um acontecimento de um determinado momento histórico, vazio de sentido e até caricato, como exibido em muitos filmes de época, algo obsoleto e já “superado” pela modernidade.
Mas o que é pouco falado sobre aquela época é que naquela estrutura encimada pela monarquia e pelo #sacerdócio, todas as artes, #ofícios e funções daquela sociedade eram vias #espirituais, eram vias #iniciáticas: com seus #ritos, #conhecimentos e práticas específicos, como era o caso das ordens de #cavalaria e das mais diversas ordens de ofícios (#pedreiros, marceneiros, #ferreiros, padeiros, #sapateiros, alfaiates, #perfumistas, etc). Era, portanto, uma sociedade cuja cultura de todas as camadas era unificada por uma visão de mundo completamente #sacralizada, onde todas as atividades do homem eram vistas em #Deus, por Deus e através de Deus, e não simplesmente como uma crença cega (como a cultura moderna quis nos fazer acreditar), mas como um conhecimento, como uma experiência e como uma prática de contínua transformação de si mediante o seu ofício e/ou sua função naquela sociedade.
Neste sentido não existia separação entre o #sagrado e o #profano. Todos os ofícios e todas as funções sociais eram meios, vias #autênticas para se chegar a Realização Espiritual. Seja através de vias mais #contemplativas e dos serviços divinos, vias de ações generosas, vias guerreiras dos sacrifícios heroicos, vias #artísticas e vias de centenas de ofícios.
Os estratos sociais mais altos como os #Reis, a #Nobreza e os #Cavaleiros, eram considerados nobres não pelo mero sentido social, mas no sentido etimológico da palavra: nobre, do latim nobilis, que tem a mesma raiz de #Gnose (conhecimento iluminativo, salvífico), sendo nobre, portanto, aquele que tem o conhecimento interior profundo e vivencial: a sabedoria espiritual.
Boa leitura!
#cavalaria #GérarddeSorval #cavaleiros #TradiçãoCristã #TradiçãodaCavalaria
-
LIVE
blackfox87
1 hour ago🟢 SUBATHON DAY 3 | Premium Creator | #DisabledVeteran
159 watching -
14:38
Nikko Ortiz
17 hours agoADHD vs Autism
37.4K24 -
LIVE
EXPBLESS
1 hour agoArena Breakout (This Game Is Hard But Fun) How Much Can We Make Today? #RumbleGaming
21 watching -
4:40
GritsGG
16 hours agoTwo Easter Eggs on Call of Duty Warzone!
27.5K1 -
2:08:19
Side Scrollers Podcast
23 hours agoNetflix Execs to TESTIFY Over LGBTQ Agenda + IGN DESTROYS Xbox Game Pass + More | Side Scrollers
67.3K18 -
5:08:55
Dr Disrespect
21 hours ago🔴LIVE - DR DISRESPECT - BABY STEPS - THE VERY VERY LAST CHAPTER
142K17 -
10:28
BlabberingCollector
17 hours agoAsk Blabs, Episode 5 | Answering Your Wizarding World Related Questions
19K1 -
18:09
Forrest Galante
5 days agoI Survived 24 Hours In The World's Deadliest Jungle
202K33 -
LIVE
Lofi Girl
2 years agoSynthwave Radio 🌌 - beats to chill/game to
269 watching -
2:15:09
Badlands Media
21 hours agoOnlyLands Ep. 27: Power Hour Hangover, Trump’s Wartime Shift, and Portland in Flames
131K33