CARTEL JALISCO NOVA GERAÇÃO - A HISTÓRIA DA ASCENSÃO DO MAIS SANGRENTO CARTEL MEXICANO DA ATUALIDADE

2 years ago
973

Desde 2017 , o Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG) estabeleceu uma aliança com o Cartel de Tijuana (Cartel de los Arellano Félix), que na prática se tornou uma fusão, visando recuperar o controle da rota para os Estados Unidos. Unido pela Tijuana, controlada pelo Cartel de Sinaloa , que gerou insegurança e ansiedade nesta cidade fronteiriça, que naquele ano foi responsável por mais de 500 mortes devido à guerra entre as duas organizações. Esta fusão é conhecida como Cartel Tijuana Nueva Generación (CTNG), sendo a sede da CJNG nesta parte do país.

Desde o início de 2010 , os cartéis La Resistencia e Jalisco Nueva Generación surgiram após a prisão, em outubro de 2009, de Óscar Nava Valencia , sobrinho de Luis Valencia , chefe do Cartel do Milênio . A partir disso, o grupo que coordenava El Lobo Valencia se dividiu em dois, dando origem aos grupos mencionados, dos quais o segundo foi erguido como o novo braço armado provisoriamente utilizado pelo Cartel de Sinaloa , eliminando Los Zetas em Veracruz .

“Jalisco, terra de liberdade e gente de trabalho. Morte a sequestradores e extorsionários. Aqui em Jalisco não permitiremos a entrada de outros grupos que queiram impor suas famosas cotas. Empresários, governantes, funcionários públicos, polícias de todas as empresas e todos os cidadãos do estado de Jalisco. Não se preocupem! Enquanto o Cartel de Jalisco ainda estiver aqui, não permitiremos a autodestruição do nosso próprio estado. "
No entanto, o CJNG atualmente se dedica, como os Zetas, ao sequestro e extorsão no Porto de Veracruz e Boca del Río, incluindo o terrorismo no estado de Jalisco, ateando fogo a carros particulares para bloquear o ataque do Exército mexicano. , Em datas recentes, pelo extermínio do referido grupo, além de ter assassinado policiais do comando único do estado de Jalisco, polícia federal e elementos do exército e marinha mexicanos. Eles também são apontados como responsáveis ​​por múltiplos homicídios de funcionários de vários partidos políticos em Jalisco e Michoacán para tentar superar a ordem pública.

Dia 1 do mastro de 2015 , pela suposta detenção (o que no final não foi verdade) do líder do Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG), Nemesio Oseguera Cervantes , vulgo "El Mencho" ou "o cartaz do Cuini" faz um série de ataques coordenados no estado de Jalisco contra forças federais, desencadeando uma série de bloqueios de drogas na área metropolitana de rodovias e cidades, gerando incêndios em veículos, postos de gasolina e agências bancárias. Estima-se um saldo de 7 mortos, 15 feridos, 15 presos, segundo o governador Aristóteles Sandoval. Além dos narcobloqueos, os pistoleiros, supostamente pertencentes ao Cartel Jalisco Nueva Generación, abateram um helicóptero do exército , matando três soldados. Este ataque, gerado de forma coordenada, se espalhou por vários estados da República Mexicana, incluindo Colima , Guanajuato e Michoacán .

Em 2017 , firmou aliança com o Cartel de Tijuana e o Cartel de Juárez , ambos enfraquecidos, que foi vista pelos serviços de inteligência mexicanos e norte - americanos como uma fusão ou anexação dos dois cartéis ao Cartel Jalisco Nueva Generación, com o objetivo de controlar as áreas de influência de ambas as organizações criminosas que já se encontravam em seu estágio de declínio; aliás, confrontar o Cartel de Sinaloa pelo controle das rotas terrestres do narcotráfico nessas áreas de fronteira dos Estados Unidos administradas pela organização Sinaloa, o que tem gerado situações de violência e insegurança na fronteira. 2324

El Mencho também enfrentou guerras dentro de sua organização por aqueles que querem sucedê-lo no comando, como Carlos Enrique Sánchez , vulgo El Cholo , que foi seu velho homem de confiança e chave na expansão do CJNG devido aos seus métodos violentos. El Cholo conspirou desde 2017 para ter o controle da empresa criminosa nas mãos de Mencho , para isso ele concordou em uma aliança com o Cartel de Sinaloa e seu líder, Ismael Zambada , vulgo El Mayo , que lhe fornece fundos e assassinos para atacar Mencho , que deixa no ar uma futura aliança entre os dois cartéis mais poderosos doMéxico se El Cholo vencesse esta guerra.

Embora El Mencho seja considerado o principal dirigente, há líderes que realizam importantes trabalhos no cartel, como é o caso do argentino Enrique Santos Carrió , filho da deputada conservadora argentina daquele país Elisa Carrió , que havia sido procuradora do a Província do Chaco . Santos foi preso na Argentina em meados da década de 1990, quando a Polícia Federal Argentina o encontrou traficando 25 quilos de cocaínade pureza máxima. Sua mãe, aproveitando seus contatos com o Superior Tribunal de Justiça do Chaco depois de ter sido procuradora-geral da ditadura militar e ser eleita deputada nacional em 1995, tirou o filho da prisão e do país.

Créditos a revista: Rolling Stones

ME SIGA NO INSTAGRAM: @REISDOCRIME

SÍGUEME EN INSTAGRAM: @REISDOCRIME

Loading comments...