OS PODEROSOS CARTÉIS MEXICANOS E OS CONFLÍTOS QUE DOMINAM O MÉXICO E ATERRORIZAM TODA POPULAÇÃO !!!

2 years ago
118

Guerra contra o narcotráfico no México é um conflito armado entre cartéis de drogas ilegais pelo controle regional e contra as forças armadas do governo mexicano e milícias locais (os vigilantes). Desde 2006, quando a intervenção militar mexicana em larga escala começou, o governo central se dispôs a acabar com a violência relacionada ao narcotráfico. Além disso, um dos principais objetivos seria desmantelar os grupos de traficantes e não necessariamente deter o processo de venda de entorpecentes, que é deixado a cargo dos agentes policiais estadunidenses na fronteira.

Apesar dos cartéis mexicanos de drogas, ou outras organizações criminosas de traficantes, existirem há décadas, eles se tornaram mais poderosos devido ao enfraquecimento dos cartéis colômbianos de Cali e Medellín na década de 90. Os traficantes mexicanos agora dominam a venda de entorpecentes no atacado e, segundo relatórios, em 2007 era responsável por 90% da cocaína que entrava nos Estados Unidos.

A prisão de líderes de algumas das principais organizações criminosas mexicanas, particularmente dos cartéis de Tijuana e do Golfo, descentralizou o comando das transações de drogas e aumentou o surgimento de diversas grupos que lutaram entre si pelo controle dos pontos de venda e, principalmente, dos pontos de distribuição de drogas, especialmente para os Estados Unidos.

Segundo analistas, as vendas no atacado de drogas ilícitas feitas por cartéis mexicanos geram um lucro estimado de US$13,6 bilhões a quase US$49,4 bilhões de dólares anuais.

Ao fim da administração do presidente Felipe Calderón (2006–2012), foi estimado que ao menos 60 000 pessoas morreram na guerra às drogas no México. Contudo, alguns indicadores afirmam que o número de homicídios pode chegar a mais de 100 000 pessoas, se somar as que estão desaparecidas (e provavelmente mortas).

Nos últimos anos, a situação no México vem se deteriorando. O número de mortos aumentou consideravelmente e a violência perpetrada pelos cartéis piorou. Em 2014, milícias populares surgiram em algumas cidades mexicanas (especialmente no estado de Michoacán) para combater os cartéis que, segundo eles, brutalizavam a população. Acusando a polícia e o governo de serem tremendamente corruptos, eles buscavam fazer justiça "com as próprias mãos". O governo do México enviou tropas federais e a violência na região se intensificou consideravelmente.

Perseguição política
Jornalistas tem sido massacrados pelo tráfico e isso tem justificado o governo perante a opinião pública o monitoramento clandestino das agências de notícias. O tráfico tem contribuído para salvar as finanças dos bancos do país. Tem havido deserções da polícia federal mexicana para o tráfico a mais de 3 mil membros. Tem havido deserções até por parte da DEA.

Os principais cartéis do narcotráfico que atuam no México são o Beltrán Leyva, Golfo, Sinaloa, Loz Zetas, Juarez, La Familia e Tijuana. Os grupos rivais estão em constante conflito para a ocupação territorial, fato que tem provocado uma série de assassinatos no país, inclusive de pessoas que não possuem envolvimento com os cartéis. Para se ter uma ideia da proporção da violência mexicana, a nação já superou a Colômbia em sequestros e assassinatos promovidos por narcotraficantes.

O presidente do México, Felipe Calderón, numa tentativa de combater a ação dos cartéis, enviou o exército nacional e a polícia federal na luta contra o narcotráfico. Porém, vários polícias e soldados passaram a trabalhar para os grupos criminosos, que pagam “salários” bem superiores. Desde que Calderón assumiu a presidência, a violência se intensificou, e o número de assassinatos já atingiu a marca de 28 mil. Os narcotraficantes aterrorizam cidades, promovendo ataques a bares, restaurantes, danceterias, etc. Muitos habitantes estão migrando para outros lugares e algumas cidades estão quase desabitadas.

Em algumas regiões é comum encontrar corpos decapitados nas ruas, pessoas mortas com sinais de tortura, cadáveres amarrados em passarelas, entre outros métodos assustadores. As gangues extorquem dinheiro de comerciantes e até mesmo da população. Outra prática muito comum é a realização de sequestros, tanto para obtenção de resgate quanto para o transporte de drogas.

Se Inscreve ae, Ativa o Sininho e Deixa o Like, Pra Ajudar o Canal!
E Se tu curtil colaca nos comentários e deixa escrito qual Narco você quer ver aqui!!!

ME SIGA NO INSTAGRAM: @REISDOCRIME

Suscríbete y activa el Tink y deja Me gusta para ayudar al canal!
Y se tu curtil publica en los comentarios y deja escrito qué Narco quieres ver aquí!!!

SÍGUEME EN INSTAGRAM: @REISDOCRIME

Loading comments...