Maleo: Ave que enterra seus filhotes e não cuida deles

1 year ago
6

"42 # \ 36 **; | {) ;. 0" O maleo, é uma ave de tamanho médio de aproximadamente 55 a a 60 cm de comprimento com plumagem enegrecida, pele facial amarela nua, íris marrom- avermelhada, bico laranja-avermelhado e as partes inferiores são rosadas. O maleo é endêmico de Sulawesi e da ilha vizinha de Buton, na Indonésia. É encontrado nas planícies tropicais e florestas montanhosas, mas nidifica em áreas arenosas abertas, solos vulcânicos ou praias que são aquecidas pelo sol ou energia geotérmica para incubação.
Ovos e Comportamento . O ovo do maleo é grande, cerca de cinco vezes maior que o da galinha doméstica. A fêmea põe e cobre cada ovo em um buraco profundo na areia e permite que a incubação ocorra por aquecimento solar ou vulcânico. Depois que os ovos eclodem, os filhotes sobem pela areia e se escondem na floresta. As aves jovens são capazes de voar e são totalmente independentes. Eles devem encontrar comida e se defender de predadores, como lagartos, serpentes, porcos selvagens e gatos. O maleo é monogâmico e os membros de um par ficam próximos um do outro o tempo todo. Sua dieta consiste principalmente de frutas, sementes , moluscos , formigas , cupins , besouros e outros pequenos invertebrados.
Ameaças. Um grande número de antigos locais de nidificação foram abandonados como resultado da caça furtiva de ovos e da conversão da terra para a agricultura. Dos 142 locais de nidificação conhecidos, apenas 4 são atualmente considerados não ameaçados. O encolhimento e fragmentação dos habitats florestais na ilha representam sérias ameaças para as populações sobreviventes e futuras da espécie. Desde 1972, esta espécie é protegida pelo governo indonésio. A partir de 2005, estima-se que apenas 4.000-7.000 pares reprodutores existem atualmente na natureza e esses números estão diminuindo rapidamente. O maleo é avaliado hoje, como criticamente ameaçado pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

#MundoNatural! #Maleo

Loading comments...