AS MÁFIAS RUSSAS - O "JAPONÊS " RUSSO QUE FOI UM NOTÓRIO GÂNGSTER!!! PARTE 2

2 years ago
54

Vyacheslav Ivankov, apelidado de Yaponchik ("Japonês"), foi, desde logo após sua chegada aos Estados Unidos em 1992 até sua prisão pelo FBI em 1995, uma figura misteriosa e até mítica. As especulações sobre ele criaram a imagem de um homem que foi chamado de "o pai da extorsão" e o "vor mais influente" da União Soviética. Ele era o "principal chefe do crime do Extremo Oriente russo" e foi relatado no maior jornal de língua russa na cidade de Nova York como o "padrinho vermelho" enviado a Nova York por seu colega vory para organizar e controlar as atividades criminosas russas lá. As autoridades americanas, especialmente o Federal Bureau of Investigation, certamente pareciam acreditar e agir como se Ivankov fosse um grande chefe do crime.

Yaponchik supostamente nasceu na República Soviética da Geórgia e cresceu em Moscou. Ele foi um lutador amador campeão em sua juventude que foi preso pela primeira vez depois de uma briga de bar na qual (de acordo com seu advogado de Moscou) ele estava defendendo a honra de uma mulher. Após sua libertação, ele começou a subir a escada do crime soviético - como tantos outros - negociando mercadorias roubadas no mercado negro.

De acordo com as autoridades policiais russas. Yaponchik formou uma organização criminosa (chamada Solntsevskaya) por volta de 1980. Entre suas atividades, esse grupo usava documentos policiais falsos para vasculhar as casas de indivíduos ricos e roubar dinheiro e outros objetos de valor. Em 1982, Yaponchik foi preso e condenado por roubo, posse de armas de fogo, falsificação e tráfico de drogas. Ele foi condenado a quatorze anos de prisão e durante sua prisão (cumpriu dez anos) foi supostamente iniciado como vor v zakone.

Segundo o próprio Yaponchik, suas atividades na prisão durante esse período antagonizaram o Ministério da Administração Interna da Rússia, que posteriormente conspirou com o FBI contra ele. Em uma entrevista de 1995 com um correspondente de Moscou, Yaponchik disse que o Ministério não poderia perdoar seus esforços para reformar o sistema prisional soviético enquanto ele estava preso na Sibéria – esforços que apoiaram sua resistência ao comunismo ao longo da vida. O FBI, diz ele, foi levado pelas autoridades criminais que dirigem o estado criminoso que era a Rússia Soviética.

Que Vyacheslav Ivankov pode não ser apenas um criminoso russo comum pode ser deduzido de sua suposta relação com Yuri Churbanov, o genro de Brejnev que estava envolvido no escândalo do algodão uzbeque. Sua libertação antecipada da prisão em 1991 teria resultado da intervenção de um político poderoso e do suborno de um juiz da Suprema Corte Russa.

Atividades nos Estados Unidos

Yaponchik veio para os Estados Unidos em março de 1992 com um visto de negócios regular indicando que trabalharia na indústria cinematográfica. Como um homem condenado por um crime, dez anos de prisão e uma reputação como um dos criminosos mais poderosos da Rússia conseguiu prontamente receber um visto para vir para os Estados Unidos? Autoridades de Imigração e Naturalização dos EUA nos disseram que as autoridades de imigração em Moscou estavam sobrecarregadas e não tinham tempo nem recursos para investigar os antecedentes criminais de todos os solicitantes de visto. As autoridades americanas tiveram que depender de autoridades russas ineptas e corruptas para obter essas informações básicas.

Quando foi preso pelo FBI em junho de 1995, Yaponchik foi acusado de supervisionar a extorsão de vários milhões de dólares de uma empresa de consultoria de investimentos dirigida por dois empresários russos. Ele e três co-réus foram condenados por essa extorsão em julho de 1996. À primeira vista, não havia nada de particularmente sofisticado no crime. De fato, somos levados a se perguntar por que, se Yaponchik era de fato o chefe de uma grande organização criminosa e o mafioso russo mais poderoso dos Estados Unidos, ele estava diretamente envolvido na organização e negociação com as vítimas da extorsão. Os chefes do crime organizado geralmente são isolados desse tipo de envolvimento direto. Além disso, foi alegado na queixa de prisão do FBI que o assassinato em Moscou do pai de uma das vítimas era parte da ameaça usada para promover a extorsão.

CURTIL O VÍDEO?

Se Inscreve ae, Ativa o Sininho e Deixa o Like, Pra Ajudar o Canal!
E Se tu curtil colaca nos comentários e deixa escrito qual Narco você quer ver aqui!!!

ME SIGA NO INSTAGRAM: @REISDOCRIME

Suscríbete y activa el Tink y deja Me gusta para ayudar al canal!
Y se tu curtil publica en los comentarios y deja escrito qué Narco quieres ver aquí!!!

SÍGUEME EN INSTAGRAM: @REISDOCRIME

Loading comments...