LOS CHAPITOS - FILHOS DO NOTÓRIO CHEFÃO EL CHAPO ELES BUSCAM O CONTROLE TOTAL DO CARTEL DE SINALOA !

2 years ago
303

História
Embora se diga que El Chapo tem dezenas de filhos, quatro deles figuraram com destaque nas operações criminosas do Cartel de Sinaloa: Joaquín Guzmán López, Ovidio Guzmán López, Iván Archivaldo Guzmán Salazar e Jesús Alfredo Guzmán Salazar.

Ovidio, Iván e Jesús Alfredo foram aparentemente trazidos para as operações criminosas do Cartel de Sinaloa ainda adolescentes por seu pai e El Mayo, a fim de aprender os meandros da organização. Ovidio, que foi sancionado pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA em 2012 e indiciado em fevereiro de 2019 , foi o que mais chamou a atenção nos últimos anos.

Em outubro de 2019, as forças de segurança mexicanas lançaram uma operação mal planejada para capturar Ovidio na capital do estado de Sinaloa, Culiacán. Logo após a notícia da detenção de Ovidio se espalhar, os membros do Cartel de Sinaloa responderam com força, invadindo a cidade e lançando uma ofensiva total para exigir sua libertação. O presidente Andrés Manuel López Obrador acabou “ordenando que a operação fosse interrompida e que o suposto criminoso fosse libertado”.

De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, Ovidio é considerado um “ tenente-chave ” dentro das fileiras do Cartel de Sinaloa.

Por sua vez, Iván e Jésus também são considerados importantes agentes do cartel. Em 2016, os dois irmãos estavam entre um grupo de homens sequestrados pelo Cartel Jalisco Nova Geração (Cartel Jalisco Nueva Generación - CJNG) de um restaurante em um bairro nobre do centro turístico mexicano, Puerto Vallarta, no estado de Jalisco, o CJNG's grama de casa. Ambos os filhos foram liberados posteriormente.

No entanto, Jésus parece assumir um papel cada vez mais proeminente nos negócios do Cartel de Sinaloa. Na verdade, ele entrou na lista dos mais procurados da Agência Antidrogas dos EUA (DEA) , o único filho a ganhar essa distinção. Em 2015, os promotores dos EUA também o indiciaram ao lado de seu pai e vários outros líderes de cartéis por acusações de tráfico de drogas.

Acredita-se também que Jésus desempenhe um importante papel internacional para o grupo. Em 2016, ele supostamente passou alguns meses na cidade colombiana de Medellín sob a proteção de La Terraza, uma das gangues criminosas mais poderosas da cidade.

Não se sabe muito sobre Joaquín, que manteve um perfil relativamente baixo em comparação com seus outros irmãos. Dito isso, em fevereiro de 2019 , o Departamento de Justiça dos EUA o indiciou ao lado de Ovidio por conspirar para traficar cocaína, metanfetamina e maconha para os Estados Unidos. A acusação em si carecia de detalhes específicos, mas os promotores dos EUA alegam que o tráfico ocorreu ao longo de uma década entre abril de 2008 e abril de 2018 para o Cartel de Sinaloa.

Na ausência de seu pai após sua prisão final em 2016 e subsequente extradição, os Chapitos entraram em conflito com El Mayo, assim como seu tio, Aureliano Guzmán Loera , conhecido como “El Guano”, pelo controle das operações do grupo.

Dado que seu pai fundou o grupo, os filhos parecem ter se sentido no direito de herdar o que seu pai criou. Embora de fato muito mais chamativos com gastos com drogas e festas do que El Mayo, os Chapitos conhecem o funcionamento interno do cartel e estão procurando assumir o controle supremo.

Como resultado, batalhas ferozes entre os dois lados continuaram por anos. Mais recentemente, em maio de 2020, José Rodrigo Aréchiga Gamboa, conhecido como “El Chino Antrax” – que já foi chefe do esquadrão de ataque Antrax do Cartel de Sinaloa e um associado de El Mayo – foi encontrado morto depois de escapar da supervisão federal de liberdade condicional em San Diego . Acredita-se que os Chapitos estejam por trás do assassinato.

El Chino Antrax era um colaborador próximo de El Mayo, crescendo com a família Zambada e ao lado dos filhos de El Mayo em Culiacán. Essa longa história torna improvável que o capo envelhecido tivesse muito a ganhar matando um aliado de longa data em um momento em que ele poderia precisar dele, pois as tensões internas permanecem altas.

Em junho de 2020, um tiroteio de várias horas entre os dois lados fora de Culiacán deixou 16 mortos .

O Departamento do Tesouro dos EUA também sancionou os Chapitos sob o chamado Kingpin Act.

A principal base para os Chapitos está em seu local de nascimento do estado de Sinaloa, o feudo do grupo no noroeste do México ao longo da costa do Pacífico do país, especialmente na capital de Culiacán.

Como um todo, o Cartel de Sinaloa está operacional nas principais cidades que se estendem de Nova York a Buenos Aires e inúmeras outras no meio. O grupo também opera em pelo menos 17 estados mexicanos e, segundo algumas estimativas, em até 50 países.

Se Inscreve ae, Ativa o Sininho e Deixa o Like, Pra Ajudar o Canal!
E Se tu curtil colaca nos comentários e deixa escrito qual Narco você quer ver aqui!!!

ME SIGA NO INSTAGRAM: @REISDOCRIME

Loading comments...