ROBERTO SUÁREZ GÓMEZ "EL REY" - A HISTÓRIA DO MAIOR E MAIS RICO NARCO BOLIVIANO DE TODOS OS TEMPOS!

2 years ago
196

Roberto Suárez Gómez (8 de janeiro de 1932 - 20 de julho de 2000), também conhecido como o Rei da Cocaína nasceu em 8 de janeiro de 1932 em uma rica família de criadores de gado no departamento tropical de Beni, na Bolívia. Seus pais eram Nicomedes "Rei do Gado" Suárez Franco e Blanca Gómez Roca. Suárez era descendente dos irmãos Suárez " barões da borracha ", famosos por expandir o comércio da borracha em todo o mundo, ampliando a ocidentalização no norte da Amazônia boliviana e por financiar sozinho a Coluna Porvenir, durante a guerra do Acre com o Brasil. Foi também bisneto de Nicolás Suárez Callaú.

Na década de 1970, Suárez entrou no comércio de cocaína pela primeira vez, realizando negócios com o traficante colombiano Pablo Escobar . Mais tarde, ele recrutou produtores de coca bolivianos para sua empresa " La Corporación ". Suárez tinha uma frota de aeronaves, principalmente o Cessna 206 e o ​​Douglas DC-3 , que transportavam carregamentos de cocaína da Amazônia boliviana para a Colômbia, vendendo a cocaína a US$ 9.000 por quilo.

A esposa de Suárez, Ayda Levy, contou em detalhes que Fidel Castro e Raúl Castro contataram Suárez e Escobar em janeiro de 1983 e os convidaram para Cuba. Ao visitar a nação insular, Castro planejava usar drogas como arma contra o " imperialismo ianque ". Fidel e Raúl cobravam milhões de dólares por dia em troca da cobertura do tráfico de cocaína e do uso de aeroportos para reabastecimento de aviões. Em autodefesa contra a Administração Antidrogas dos Estados Unidos (DEA), Suárez estabeleceu sua própria força aérea privada, bem como um exército privado de 1.500 soldados e guarda-costas treinados na Líbia.

Com a ajuda da ditadura militar argentina, Suárez financiou o golpe militar e levou à falência o governo, que entrou em colapso. O golpe instalou uma ditadura em 1980, na qual Luis García Meza seria presidente e o primo de Suárez, Luis Arce Gómez , era Ministro do Interior, e assim ele recebeu proteção política para seu empreendimento Arce Gómez ordenou o assassinato de muitos bolivianos, incluindo dirigentes sindicais e intelectuais como Marcelo Quiroga Santa Cruz . Durante a década de 1980, o relacionamento de Suárez com Escobar se deteriorou lentamente por causa das atividades assassinas de Escobar, que contrastavam com o uso de violência de Suárez apenas como último recurso.

Em 1981, o filho favorito de Suárez, Roberto "Robby" Levy, foi preso na Suíça e extraditado para os Estados Unidos. [13] Em uma carta a Ronald Reagan em 1983, Suárez se ofereceu para pagar a dívida externa da Bolívia de mais de US$ 3 bilhões se ele e seu filho recebessem anistia.

A queda de Roberto Suárez começou quando ele conheceu o agente disfarçado da DEA, Michael Levine, em 1980, quando Levine estava servindo como agente especial da DEA encarregado de operações secretas no Cone Sul, com residência em Buenos Aires, Argentina. A Grande Mentira Branca, ele foi apresentado a Suárez por um informante confidencial como um mafioso de língua espanhola dos Estados Unidos. Após dias de negociações na América do Sul, os dois contrataram a venda de 1000 libras de cocaína para serem entregues a Levine no sul da Flórida, na época o maior negócio de drogas disfarçado da história. Também na época, enquanto entre os traficantes internacionais de drogas Suárez era conhecido por ser o maior fornecedor de base de coca (produto bruto) e cocaína do planeta, ele era totalmente desconhecido da DEA, que a princípio não autorizava Levine a Operação. Como Levine descreve em seu livro, ele e um pequeno grupo de dedicados agentes disfarçados da DEA tiveram que contornar obstáculos e obstáculos perigosos colocados em seu caminho pela administração da DEA. A CIA e o Departamento de Justiça para completar com sucesso a maior apreensão secreta de cocaína da história naquele momento. Levine e sua equipe também conseguiram documentar a proteção da CIA ao cartel de Suárez contra processos e encarceramento nos Estados Unidos. Levine e sua equipe disfarçada da DEA também foram capazes de documentar o papel da CIA (com a ajuda do fugitivo nazista Klaus Barbie) em causar a infame revolução da coca de 17 de julho de 1981, a revolução mais sangrenta da história daquela nação, que teve como objetivo a destruição de a facção antidrogas do governo boliviano que vinha trabalhando com Levine e DEA para derrubar a organização Roberto Suárez.

Se Inscreve ae, Ativa o Sininho e Deixa o Like, Pra Ajudar o Canal!
E Se tu curtil colaca nos comentários e deixa escrito qual Narco você quer ver aqui!!!

ME SIGA NO INSTAGRAM: @REISDOCRIME

Suscríbete y activa el Tink y deja Me gusta para ayudar al canal!
Y se tu curtil publica en los comentarios y deja escrito qué Narco quieres ver aquí!!!

SÍGUEME EN INSTAGRAM: @REISDOCRIME

Loading comments...