O CARTEL DE CALI - A INFAME HISTÓRIA DOS IRMÃOS GILBERTO E MÍGUEL RODRIGUEZ OREJUELA!!! FINAL

2 years ago
124

O Cartel de Cali:

Cartel de Cali Foi o nome dado pela Drug Enforcement Administration (DEA) a organização criminosa dedicada ao tráfico de cocaína , liderado pelos irmãos Gilberto , Miguel Rodriguez Orejuela , José Santacruz Londoño e Helmer Herrera .

Não foi possível calcular o dinheiro total que movimentaram nas décadas de 1980 e 1990, especula-se que foram bilhões de dólares, que permanecem não contabilizados, sendo um dos contadores menos conhecidos pelas autoridades, e com afirmação por parte da justiça norte-americana que existe uma probabilidade de que a maior parte do dinheiro esteja localizado no banco suíço. Entre seus sócios financeiros estava Felipe Altes Fernández, espanhol, amigo pessoal da família Urdinola Grajales e, na década de 1990 , conhecido intermediário bancário.

Começo:
Na década de 1970, Gilberto Rodríguez Orejuela , junto com seu irmão Miguel Rodríguez Orejuela e José Santacruz Londoño , criaram uma gangue criminosa chamada "Los Chemas", que em seus primórdios se dedicava à pirataria de terras, extorsão e sequestro . Então, eles começariam a entrar no negócio da cocaína , importando pasta de coca da Bolívia e do Peru .

Eles começaram a procurar parceiros para expandir sua rede de tráfego. Assim, por meio da Santacruz, tornaram-se sócios de Hélmer Herrera, vulgo Pacho Herrera , lavador de dinheiro radicado em Nova York , especializado em transportar ilegalmente o dinheiro que os narcotraficantes ganhavam nos Estados Unidos e não podiam entrar na Colômbia. Para isso, ele utilizou a importação de maquinaria pesada em que camuflou as notas. 10

De acordo com a edição de julho de 1991 da revista Time , a Santacruz desenhava as cadeias globais de tráfico de drogas e Rodríguez cuidava das finanças dos Estados Unidos , Europa e Japão . O artigo destaca que, na época, a Drug Control Administration (DEA) calculava que a organização de Santacruz e Pacho Herrera exportava quatro em cada cinco gramas de cocaína que circulavam em Nova York. Além disso, a revista indicou que em meados da década de 1970, enquanto o Cartel de Medellín monopolizava as vendas de drogas em Miami , a Santacruz assumia o controle de Nova York.

Desmantelamento do cartel:
Quando Escobar morreu e o Cartel de Medellín finalmente desapareceu , as autoridades, especialmente as americanas, voltaram seus olhos para o Cartel de Cali, que continuava liderando o negócio multimilionário; era de se esperar que todos os seus esforços se concentrassem no fim da organização do Valle del Cauca . 20 Até o time de futebol América de Cali figurou na “ Lista Clinton ” entre 1996 e 2013 por estar relacionado à lavagem de dinheiro . 21 22 23

Com o triunfo de Ernesto Samper nas eleições presidenciais da Colômbia em 1994 , começou o escândalo da narco-cassete , no qual se indicava que a campanha de Samper fora patrocinada pelo Cartel de Cali. O presidente manda perseguir os líderes do cartel para mostrar que nada teve a ver com o ingresso de dinheiro ilícito em sua campanha e, portanto, não tinha nenhum acordo com eles.

Um a um os chefes do cartel caíram, o primeiro foi José Santacruz , que foi preso em um restaurante localizado ao norte de Bogotá , o segundo a cair foi Gilberto Rodríguez Orejuela em junho de 1995 em um apartamento de sua propriedade, em agosto do mesmo ano, Miguel Rodríguez Orejuela foi capturado . Em janeiro de 1996, Santacruz conseguiu escapar da prisão onde estava detido para acabar assassinado pelo Cartel do Norte del Valle em cumplicidade com a polícia e os paramilitares em março do mesmo ano, fazendo parecer que sua morte ocorreu durante a invasão de um posto de controle da polícia, a polícia colombiana. Por sua vez, Pacho Herreraele se entregou às autoridades colombianas em setembro de 1996 e foi detido na prisão de Palmira, Valle del Cauca . Em novembro de 1998, foi assassinado naquela prisão em uma operação realizada por Wilber Alirio Varela Jabón , ex-assassino do Cartel de Cali e um dos dirigentes do Cartel Norte del Valle.
Por fim, os irmãos Rodríguez Orejuela foram extraditados para os Estados Unidos, onde cumprem pena que termina em 2030 por terem continuado a traficar drogas na prisão.

A Rodríguez Orejuela e companhia, antes do escândalo da narco-cassete, negociaram com o novo governo para se render ao sistema de justiça colombiano. Eles receberiam várias regalias, como prisão por não mais de 5 anos nas prisões colombianas e a promessa de não expropriação de seus grandes ativos; como contra-benefício, o tráfico de drogas em solo colombiano teve que desaparecer, para isso se reuniram com seus subordinados e sócios menores no negócio, para informá-los da decisão. No entanto, vários se recusaram a cumprir suas ordens; entre eles Orlando Henao Montoya e Efraín Hernández, que se tornaram líderes do novo Cartel Norte del Valle.

Créditos spotify Reis Do Crime

Se Inscreve ae, Ativa o Sininho e Deixa o Like Ae, Pra Ajudar o Canal!!

Loading comments...