Premium Only Content

Ituporanga SC
A capital Nacional da Cebola
A atmosfera agradável e tranquila, a natureza exuberante, a gente amiga e acolhedora e os diversos locais para visitação dão opções para que os visitantes passem dias e horas agradáveis no convÃvio dos ituporanguenses.
Localizada no Alto Vale do ItajaÃ, em Santa Catarina, com área territorial de 336 km², numa altitude que chega a 830 m acima do nÃvel do mar e temperatura média anual de 17,58ºC, com clima bastante agradável, Ituporanga tem uma população de aproximadamente 25.000 mil habitantes. É banhada pelo Rio Itajaà do Sul e possui indescritÃveis belezas como a Gruta Nossa Senhora de Lourdes; o Salto Grande com suas corredeiras (origem do nome da cidade); o legendário Seminário São Francisco de Assis, com seus bosques, jardins e museu; a Igreja Matriz, que denota em sua arquitetura todo o estilo de época; a Barragem Sul, onde o homem edificou seu trabalho em harmonia com a natureza; a Cascata Rio Bonito, com queda de 65m e suas três cavernas; a Casa da Cultura; o Parque de Exposições, com toda a sua infraestrutura para eventos, lazer e acampamentos, entre muitos outros.
Mas, Ituporanga não se resume a estes dados. Mais que tudo, seu povo trabalhador, educado, organizado, com amor por todos e por tudo que os rodeiam, faz com que o turista se sinta a vontade no municÃpio.
Da lÃngua tupi-guarani, a cidade ganhou seu nome que significa salto grande. Santa Catarina foi o estado onde se encontrava a maior população de Ãndios da tribo dos ''botocudos''. A palavra não tem origem indÃgena, pois, designavam os Ãndios por causa dos ''botoques'' no lábio inferior. Em 1852 ocorreram os primeiros contatos entre os colonos e a população nativa e até meados do ano de 1870, muitos Ãndios ainda desconheciam outros seres, a não ser eles e os animais. Após a criação, pelo Governo Provincial das patrulhas dos ''bugreiros'', pouco a pouco, a imensa nação, principalmente de povos xokleng, foi sendo dizimada, a exemplo do que aconteceu na região de Ituporanga, com o conhecido Martinho Brugreiro.
Ituporanga é a Capital Nacional da Cebola, responsável por 12% do abastecimento nacional. São mais de cento e dez mil toneladas anuais, em quatro mil e seiscentos hectares plantados (2012). Fumo, milho e feijão também têm destaque, sendo o milho, a cultura com maior área plantada, além da criação de aves, bovinos e suÃnos.
A semeadura da cebola é feita entre os meses de abril e maio e a partir de junho é realizado o transplante para a lavoura. A colheita inicia em outubro e se encerra em dezembro, mas os bulbos são armazenados até maio, sendo então comercializados de forma escalonada. Assim, o mercado nacional é abastecido com cebolas de qualidade reconhecida, com destaque para as variedades crioula e bola precoce. Elas foram desenvolvidas na região e tem a aparência e o sabor mais desejados pelos brasileiros. São 1.100 agricultores os responsáveis por essa produção, que contam, anualmente, com a ajuda de 1.500 pessoas contratadas para plantar, colher e beneficiar as melhores cebolas do Brasil, gerando, ainda, emprego e renda.
Nos últimos anos Ituporanga vem se destacando no cultivo de grãos. São áreas expressivas de milho e soja cultivadas com tecnologia de ponta, o que propicia altas produtividades. Os rendimentos do milho chegam a 12.000 kg/ha e da soja a 4.200 kg/ha.
-
LIVE
GritsGG
6 hours agoWSOW Qualifiers! 👑 2587+ Ws
160 watching -
LIVE
LFA TV
21 hours agoLFA TV ALL DAY STREAM - FRIDAY 6/20/25
1,135 watching -
31:28
The Brett Cooper Show
4 days ago $6.71 earnedThe Feminists Have Turned Against Sabrina Carpenter and Sydney Sweeney | Episode 40
44.7K31 -
9:02
MattMorseTV
5 hours ago $1.04 earnedTrump's DHS just CRACKED DOWN.
19.7K30 -
4:21:18
StoneMountain64
5 hours agoDON'T LET ME FALL FROM THE PEAK
49.6K -
LIVE
FusedAegisTV
2 hours agoGears 1 Reloaded Beta Wkn 2 w/R4ger, FoeDubb, Midnight - Variety Stream!
84 watching -
LIVE
GrimmHollywood
7 hours ago🔴LIVE • GRIMM HOLLYWOOD • GRIMM STRANDING DAY 3 • STREAM DOESN'T END TIL I BEAT DEATH STRANDING
82 watching -
2:04:52
Pop Culture Crisis
4 hours agoJojo Siwa SCARED STRAIGHT? Bad News For 'SUPERMAN', Sami & Lola Sheen Feud Over OF | Ep. 861
35.4K4 -
1:20:18
vivafrei
4 hours agoSincere Disagreement or Inorganic Division? OUTRAGEOUS Grace Schara Verdict! AND MORE!
173K33 -
2:29:51
JTtheSG
3 hours agoLIVE Replay - A 500 Followers Celebration!!! [Deadzone Rouge]
2.26K