Ituporanga SC

1 year ago
12

A capital Nacional da Cebola
A atmosfera agradável e tranquila, a natureza exuberante, a gente amiga e acolhedora e os diversos locais para visitação dão opções para que os visitantes passem dias e horas agradáveis no convívio dos ituporanguenses.

Localizada no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com área territorial de 336 km², numa altitude que chega a 830 m acima do nível do mar e temperatura média anual de 17,58ºC, com clima bastante agradável, Ituporanga tem uma população de aproximadamente 25.000 mil habitantes. É banhada pelo Rio Itajaí do Sul e possui indescritíveis belezas como a Gruta Nossa Senhora de Lourdes; o Salto Grande com suas corredeiras (origem do nome da cidade); o legendário Seminário São Francisco de Assis, com seus bosques, jardins e museu; a Igreja Matriz, que denota em sua arquitetura todo o estilo de época; a Barragem Sul, onde o homem edificou seu trabalho em harmonia com a natureza; a Cascata Rio Bonito, com queda de 65m e suas três cavernas; a Casa da Cultura; o Parque de Exposições, com toda a sua infraestrutura para eventos, lazer e acampamentos, entre muitos outros.

Mas, Ituporanga não se resume a estes dados. Mais que tudo, seu povo trabalhador, educado, organizado, com amor por todos e por tudo que os rodeiam, faz com que o turista se sinta a vontade no município.

Da língua tupi-guarani, a cidade ganhou seu nome que significa salto grande. Santa Catarina foi o estado onde se encontrava a maior população de índios da tribo dos ''botocudos''. A palavra não tem origem indígena, pois, designavam os índios por causa dos ''botoques'' no lábio inferior. Em 1852 ocorreram os primeiros contatos entre os colonos e a população nativa e até meados do ano de 1870, muitos índios ainda desconheciam outros seres, a não ser eles e os animais. Após a criação, pelo Governo Provincial das patrulhas dos ''bugreiros'', pouco a pouco, a imensa nação, principalmente de povos xokleng, foi sendo dizimada, a exemplo do que aconteceu na região de Ituporanga, com o conhecido Martinho Brugreiro.

Ituporanga é a Capital Nacional da Cebola, responsável por 12% do abastecimento nacional. São mais de cento e dez mil toneladas anuais, em quatro mil e seiscentos hectares plantados (2012). Fumo, milho e feijão também têm destaque, sendo o milho, a cultura com maior área plantada, além da criação de aves, bovinos e suínos.

A semeadura da cebola é feita entre os meses de abril e maio e a partir de junho é realizado o transplante para a lavoura. A colheita inicia em outubro e se encerra em dezembro, mas os bulbos são armazenados até maio, sendo então comercializados de forma escalonada. Assim, o mercado nacional é abastecido com cebolas de qualidade reconhecida, com destaque para as variedades crioula e bola precoce. Elas foram desenvolvidas na região e tem a aparência e o sabor mais desejados pelos brasileiros. São 1.100 agricultores os responsáveis por essa produção, que contam, anualmente, com a ajuda de 1.500 pessoas contratadas para plantar, colher e beneficiar as melhores cebolas do Brasil, gerando, ainda, emprego e renda.

Nos últimos anos Ituporanga vem se destacando no cultivo de grãos. São áreas expressivas de milho e soja cultivadas com tecnologia de ponta, o que propicia altas produtividades. Os rendimentos do milho chegam a 12.000 kg/ha e da soja a 4.200 kg/ha.

https://www.ituporanga.sc.gov.br/cidade/historia

Loading comments...