Pensando um sistema de produção e comercialização distribuido para a agricultura regenerativa

5 years ago
10

Abrimos essa conversa apresentando o grupo de Agricultura Regenerativa que criei no FaceBook (https://www.facebook.com/groups/2659267204105311/?source_id=153831851970204), definindo o termo e explicando que sem qualidade de vida para o produtor rural não é possível restaurar os ecossistemas onde produzimos nosso alimento.

Na sequência conversamos com o Dax sobre a possibilidade de cocriarmos uma plataforma que ajude no desenho, comercialização e distribuição para os produtores da agricultura regenerativa.

A ideia é começarmos disponibilizando uma mídia social para conectar as pessoas interessadas ou envolvidas com agricultura regenerativa nas diferentes bioregiões. É agregar aplicativos, como mapas agroecológicos, criar uma loja capaz de vender os produtos e serviços dos membros da rede e um aplicativo de transporte para articular rotas locais e regionais de coleta e entrega de produtos configurando uma experiência de logística distribuída que habilite o consumo local. Em outras palavras, criar lojas que redistribuam sem comissões de atravessadores os custos e lucros para todos os envolvidos em uma cadeia de produção uma vez que o consumidor final execute sua compra.

Essa ideia foi trazida para o podcast Impacto Positivo pelo Dax, do Sítio Florestinha quando conversamos pela primeira vez na Chapada dos Veadeiros (https://www.facebook.com/groups/2659267204105311/?source_id=153831851970204). O Dax estuda as redes distribuidas e as criptomoedas como parte das alternativas para um viver mais justo e abundante.

Essa interação contou com as contribuições do Roger Saraiva do Sítio e Agrofloresta Urbana Abacathe, do Renato Feitosa que é produtor no Ceará e do Mateus Arantes que é pecuarista, agrônomo e consultor. O objetivo é continuarmos aumentando tanto essa rede de contatos como a diversidade das pessoas e ideias que a formam.

Ao final o Dax mencionou a iniciativa da Rede Pouso Alto de Agroecologia (http://www.avaliacao.org.br/pages/projetos/projeto.aspx?id=1389) como um exemplo e talvez uma iniciativa a ser usada como ponto de partida.

#paradigmadaabundância #podcastimpactopositivo #agriculturaregenrativa #redesdistribuidas #criptomoedas

Para apoiar a produção do Podcast Impacto Positivo visite: https://apoia.se/impactopositivo Você também pode apoiar via PIX podcastimpactopositivo@gmail.com

Loading comments...