Premium Only Content

Conservantes nos Alimentos são Ruins para sua Saúde? Saiba
É fato que nossos antepassados costumavam se alimentar de uma forma diferente da nossa. O pão por exemplo, um alimento muito comum nas casas hoje em dia era preparado em casa. Mas nos tempos atuais, muitas famílias estão achando mais prático e cômodo comprar o pão no supermercado. O que a maioria deles não sabe, é que esses alimentos estão cheios de conservantes. Você sabe o que são conservantes, e quais os tipos que existem?
É por isso que hoje vamos falar sobre os conservantes de comida que você deve evitar.
Os conservantes, são substâncias químicas que podem ser naturais ou sintéticas, e que quando adicionadas a um produto, neste caso um alimento, têm o propósito de aumentar o seu tempo de vida útil, protegendo-o de bactérias, fungos, leveduras e quaisquer tipos de organismos ou reações químicas que possam tornar o alimento impróprio para o consumo. O uso de conservantes na alimentação é algo comum, e por isso não prestamos atenção. Mas se você criar o hábito de ler os rótulos, irá perceber!
Apesar de terem se tornado algo comum, existem algumas substâncias encontradas neles que são prejudiciais à saúde humana e podem acarretar alergias, problemas gástricos e até mesmo o câncer. De acordo com pesquisas, o conservante chamado “benzoato de sódio” e os corantes, podem causar sintomas de transtorno de déficit de atenção em crianças. Sabia disso? Isso realmente é algo para se preocupar. Sendo assim, é preciso ficar atento ao que você está consumindo.
Muitos alimentos estão lotados de conservantes, mas existem alguns que são verdadeiros campeões nesta categoria. Como é o caso dos laticínios, bebidas e molhos prontos, salsicha, salgadinhos e bolachas. Os tipos mais comuns de conservantes são os antimicrobianos, antioxidantes e inibidores enzimáticos. Os antimicrobianos, atuam inibindo o crescimento e matando os microorganismos que possam alterar a qualidade do alimento. Um exemplo de conservante antimicrobiano é o sal, pois ao colocá-lo na carne, este absorve a sua água, o que evita que ela absorva a umidade do ambiente. Como os micro-organismos ficarão sem água para se reproduzir, a carne acaba sendo conservada por mais tempo.
Os conservantes antioxidantes impedem que o produto reaja com o oxigênio, evitando estragos de materiais e produtos. Assim como o oxigênio oxida o ferro, ele também pode oxidar a maçã. Sabe aquela maçã que escurece depois de cortada? Ela está reagindo ao oxigênio. Um bom exemplo de antioxidante muito utilizado é o ácido ascórbico (vitamina C).
Os inibidores enzimáticos atuam como conservadores dessas enzimas, impedindo que elas acelerem reações que alteram o estado físico e químico de produtos. Interessante não é?
Normalmente, nas embalagens dos alimentos e produtos comercializados, estão presentes seus conservantes ou seu código de numeração para consultar. A vantagem de se usar os conservantes é que os alimentos e produtos podem ser conservados por mais tempo, evitando a contaminação de quem irá consumir o produto.
A grande desvantagem é que os conservantes podem ser associados a doenças e distúrbios, como autismo e obesidade. Segundo pesquisas, os conservantes artificiais utilizados em diversos alimentos processados concluíram que esse tipo de aditivo possivelmente aumenta o risco de doenças inflamatórias no intestino, de desordens metabólicas e de obesidade. Ou seja, os conservantes afetam micro-organismos como também podem afetar a saúde humana, no geral. Na dúvida, se for consumi-los, faça com moderação!
✅ INSCREVA-SE NO CANAL CLICANDO NO LINK ABAIXO DO VÍDEO!
Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.
------------------------------------------------------------------------------
*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.
-------------------------------------------------------------------------------
#conservantesalimentares #aditivoseconservantes #Natureba
-
1:14
Natureba Curas Naturais
2 years agoCOMO TOMAR CAFÉ COM ÓLEO DE COCO PARA EMAGRECER
307 -
8:08
The Car Guy Online
14 hours ago $0.06 earnedFord’s SHOCKING 'Solution' for 694,000+ Fire-Prone SUVs! Bronco Sport and Escapes.
583 -
LIVE
BEK TV
22 hours agoTrent Loos in the Morning 7/17/2025
240 watching -
LIVE
The Bubba Army
21 hours agoIs Trump LYING?! - Bubba the Love Sponge® Show | 7/17/25
2,641 watching -
LIVE
FyrBorne
12 hours ago🔴Warzone M&K Sniping: Can Anything Defeat The TR2 Meta?
197 watching -
16:10
Ohio State Football and Recruiting at Buckeye Huddle
1 day agoOhio State Football: The 10 Most Unbreakable Defensive Records in Buckeye History
1.21K -
12:42
The Shannon Joy Show
13 hours ago🔥Autism Spike & mRNA Deaths.🔥
1.55K1 -
27:47
The Jack Brewer Show
13 hours agoThe Jack Brewer Show S1 EP2 | Eric Metaxas on Culture, Fatherhood, and Biblical Truth #podcast
1.45K1 -
0:27
Rena Malik, M.D.
22 hours ago $0.02 earnedWhat's the difference between two game-changing treatments for BPH? | Rezum vs. BPH
1.39K1 -
17:08
Esports Awards
17 hours agoiiTzTimmy on Quitting Pro Apex, Streaming Fame & What’s Next | Origins Podcast #16
1.72K