Criatura que vive nas profundezas do mar (Porco do Mar)

1 year ago
10

"42 # \ 36 **; | {) ;. 0" O porco-do-mar, é uma espécie de pepino-do-mar que vive em profundidades absurdas (alguns já foram vistos a 6.000 metros da superfície). O comportamento desses bichos ainda não é muito conhecido por causa das dificuldades de se estudar o que se passa em tais profundidades. Os porcos-do-mar são criaturas sociais que vivem em grandes grupos. O tamanho desses grupos, entretanto, depende do tamanho das próprias criaturas. Grupos com mais de mil criaturas, por exemplo, costumam ter indivíduos menores. Por outro lado, as criaturas maiores encontram-se em grupos com cerca de 100. A formação de grupos é importante principalmente em locais onde há alimentos em excesso. Isso acontece em áreas onde há cadáveres de outros animais marinhos, já que os porcos-do-mar se alimentam de criaturas em decomposição. Sua principal fonte de alimentos costuma ser o corpo de grandes baleias mortas no fundo do mar.
Locomoção. Para se mover, o porco-do-mar conta com cinco ou sete pares de pés tubulares que se parecem com antenas. Eles podem ser inflados ou desinflados para facilitar a movimentação. Até mesmo os “pés” que ficam na cabeça possuem essa função. Apesar de parecidos com antenas, esses tubos ajudam a impulsionar o movimento do porco-do-mar pelo oceano.
Estado de preservação e ameaças. O estado de conservação do porco-do-mar ainda não foi avaliado oficialmente. Entretanto, não se acredita que eles estejam em risco de extinção, devido à sua distribuição global e à quantidade aparentemente abundante da espécie. A sua maior ameaça é a rede de arrasto nas águas profundas, já que um arrasto médio varre, captura e, obviamente, mata de 300 a 600 porcos-do-mar. Nesse sentido, talvez o arrasto deva ser classificado como uma prática que gera um problema sério para o futuro de várias espécies marinhas.

#MundoNatural! #PorcoDoMar

Loading comments...