Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro (1932 - 2021) #SHORTS #carnaval #carnival

2 years ago
86

Lista de campeãs do carnaval do Rio de Janeiro de 1932 até 2021. Estatística geral dos vencedores e seus enredos.

A lista de escolas de samba campeãs do carnaval do Rio de Janeiro relaciona as vencedoras de cada ano dos desfiles da primeira divisão do carnaval carioca.

O Desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é o evento carnavalesco com frequência anual no período de carnaval. Um determinado número de agremiações disputa o título de campeã do carnaval através de avaliações feitas por jurados divididos em diversos quesitos previamente estipulados pela liga organizadora do evento.

Ao longo dos anos, a primeira divisão do carnaval carioca teve várias nomenclaturas, passando pela organização de diversas entidades carnavalescas.

Nomenclatura e Organização dos desfiles

1932—1934 Desfiles organizados e patrocinados por jornais cariocas (Pré-oficialização)
1935—1948 "Desfile Oficial", organizado pela UGESB
1949—1951 Houve mais de um desfile por ano ("Oficiais" e "Não-oficiais"), sendo organizados por FBES, UCES e UGESB
1952—1961 "Supercampeonato", organizado pela AESB
1962—1978 "Grupo 1", organizado pela AESEG
1979—1984 "Grupo 1-A", organizado pela AESCRJ
1985—1986 "Grupo 1-A", organizado pela LIESA
1987—1989 "Grupo 1", organizado pela LIESA
1990— presente "Grupo Especial", organizado pela LIESA

Notas

1934 - Foram realizados dois desfiles. O desfile organizado pelo Jornal O País, no Campo de Santana em 20 de janeiro de 1934, foi vencido pela Mangueira. O desfile organizado pelo Jornal A Hora, no Estádio Brasil, em 4 de fevereiro de 1934, foi vencido pelo Recreio de Ramos.

1949 - Foram realizados dois desfiles. O desfile organizado pela FBES foi vencido pelo Império Serrano. O desfile organizado pela UGESB foi vencido pela Mangueira. O desfile da FBES foi considerado Oficial por ter recebido apoio da Prefeitura da cidade. Porém, os dois resultados são considerados oficiais.

1950 - Foram realizados três desfiles. O desfile organizado pela FBES foi vencido pelo Império Serrano. O desfile organizado pela UCES foi vencido pela Mangueira. O desfile organizado pela UGESB foi vencido por Unidos da Capela e Prazer da Serrinha, que empataram em primeiro lugar. Os desfiles da FBES e da UCES foram considerados oficiais pela Prefeitura da cidade. Porém, os três resultados são considerados oficiais.

1951 - Foram realizados dois desfiles. O desfile organizado pela FBES foi vencido pelo Império Serrano. O desfile organizado pela UGESB foi vencido pela Portela. O desfile da FBES foi considerado oficial pela Prefeitura da cidade. Porém, os dois resultados são considerados oficiais.

1960 - Neste ano foi criada uma nova regra que descontava pontos das escolas que ultrapassassem o tempo máximo de desfile. Por conta de discordâncias em relação às punições, as cinco primeiras colocadas foram consideradas campeãs.

1980 - Beija-Flor, Imperatriz e Portela empataram em primeiro lugar. Outras três escolas empataram em segundo lugar.

1984 - Por conta da inauguração do Sambódromo, ficou definido que os desfiles seriam divididos em dois dias, sendo que cada dia teria uma escola campeã. A Portela foi a campeã dos desfiles de domingo; e a Mangueira, dos desfiles de segunda-feira. As mais bem colocadas ainda disputariam um Supercampeonato, que foi vencido pela Mangueira. Por este motivo, a Mangueira tem dois títulos conquistados em 1984; e a Portela, um.

1998 - Beija-Flor e Mangueira empataram em primeiro lugar.

2017 - Inicialmente, a Portela venceu o carnaval por um décimo de diferença para a Mocidade. Após a divulgação das justificativas dos jurados, verificou-se que um determinado julgador descontou um décimo da Mocidade com base em um guia de desfile desatualizado. A escola havia corrigido o guia e enviado à LIESA no tempo previsto, porém a liga não repassou o guia correto ao jurado, que puniu erradamente a escola. Os presidentes de todas as escolas do Grupo Especial votaram por declarar a Mocidade campeã, dividindo o título com a Portela.

2021 - Carnaval cancelado devido ao COVID

NÃO CLIQUE AQUI: https://bit.ly/anchorstats

✔ NOSSAS REDES SOCIAIS:
Twitter: https://twitter.com/aestatisticas
Facebook: https://www.facebook.com/anchorestatisticas/

👇Deixe seus comentários e sugestões.

📘 Fontes:
- Wikipedia.org

Músicas:
- Samba Isobel by Kevin MacLeod
Link: https://incompetech.filmmusic.io/song/4316-samba-isobel
License: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

- Modern Jazz Samba by Kevin MacLeod
Link: https://incompetech.filmmusic.io/song/4063-modern-jazz-samba
License: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

#carnaval
#riodejaneiro
#escoladesamba
#ranking

Carnaval Rio de Janeiro
Carnaval no Brasil
Samba
escolas campeas do carnaval rio de janeiro 2021 youtube
escolas campeas do carnaval rio de janeiro 2020 youtube

Loading comments...