Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro (1932 - 2022) #carnaval #carnavalrj #granderio2022

2 years ago
109

Lista de campeãs do carnaval do Rio de Janeiro de 1932 até 2022. Estatística geral dos vencedores e seus enredos.

A lista de escolas de samba campeãs do carnaval do Rio de Janeiro relaciona as vencedoras de cada ano dos desfiles da primeira divisão do carnaval carioca.

O Desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é o evento carnavalesco com frequência anual no período de carnaval. Um determinado número de agremiações disputa o título de campeã do carnaval através de avaliações feitas por jurados divididos em diversos quesitos previamente estipulados pela liga organizadora do evento.

Ao longo dos anos, a primeira divisão do carnaval carioca teve várias nomenclaturas, passando pela organização de diversas entidades carnavalescas.

Nomenclatura e Organização dos desfiles

1932—1934 Desfiles organizados e patrocinados por jornais cariocas (Pré-oficialização)
1935—1948 "Desfile Oficial", organizado pela UGESB
1949—1951 Houve mais de um desfile por ano ("Oficiais" e "Não-oficiais"), sendo organizados por FBES, UCES e UGESB
1952—1961 "Supercampeonato", organizado pela AESB
1962—1978 "Grupo 1", organizado pela AESEG
1979—1984 "Grupo 1-A", organizado pela AESCRJ
1985—1986 "Grupo 1-A", organizado pela LIESA
1987—1989 "Grupo 1", organizado pela LIESA
1990— presente "Grupo Especial", organizado pela LIESA

Notas

1934 - Foram realizados dois desfiles. O desfile organizado pelo Jornal O País, no Campo de Santana em 20 de janeiro de 1934, foi vencido pela Mangueira. O desfile organizado pelo Jornal A Hora, no Estádio Brasil, em 4 de fevereiro de 1934, foi vencido pelo Recreio de Ramos.

1949 - Foram realizados dois desfiles. O desfile organizado pela FBES foi vencido pelo Império Serrano. O desfile organizado pela UGESB foi vencido pela Mangueira. O desfile da FBES foi considerado Oficial por ter recebido apoio da Prefeitura da cidade. Porém, os dois resultados são considerados oficiais.

1950 - Foram realizados três desfiles. O desfile organizado pela FBES foi vencido pelo Império Serrano. O desfile organizado pela UCES foi vencido pela Mangueira. O desfile organizado pela UGESB foi vencido por Unidos da Capela e Prazer da Serrinha, que empataram em primeiro lugar. Os desfiles da FBES e da UCES foram considerados oficiais pela Prefeitura da cidade. Porém, os três resultados são considerados oficiais.

1951 - Foram realizados dois desfiles. O desfile organizado pela FBES foi vencido pelo Império Serrano. O desfile organizado pela UGESB foi vencido pela Portela. O desfile da FBES foi considerado oficial pela Prefeitura da cidade. Porém, os dois resultados são considerados oficiais.

1960 - Neste ano foi criada uma nova regra que descontava pontos das escolas que ultrapassassem o tempo máximo de desfile. Por conta de discordâncias em relação às punições, as cinco primeiras colocadas foram consideradas campeãs.

1980 - Beija-Flor, Imperatriz e Portela empataram em primeiro lugar. Outras três escolas empataram em segundo lugar.

1984 - Por conta da inauguração do Sambódromo, ficou definido que os desfiles seriam divididos em dois dias, sendo que cada dia teria uma escola campeã. A Portela foi a campeã dos desfiles de domingo; e a Mangueira, dos desfiles de segunda-feira. As mais bem colocadas ainda disputariam um Supercampeonato, que foi vencido pela Mangueira. Por este motivo, a Mangueira tem dois títulos conquistados em 1984; e a Portela, um.

1998 - Beija-Flor e Mangueira empataram em primeiro lugar.

2017 - Inicialmente, a Portela venceu o carnaval por um décimo de diferença para a Mocidade. Após a divulgação das justificativas dos jurados, verificou-se que um determinado julgador descontou um décimo da Mocidade com base em um guia de desfile desatualizado. A escola havia corrigido o guia e enviado à LIESA no tempo previsto, porém a liga não repassou o guia correto ao jurado, que puniu erradamente a escola. Os presidentes de todas as escolas do Grupo Especial votaram por declarar a Mocidade campeã, dividindo o título com a Portela.

2021 - Carnaval cancelado devido a complicações do COVID

NÃO CLIQUE AQUI: https://bit.ly/anchorstats

✔ NOSSAS REDES SOCIAIS:
Twitter: https://twitter.com/aestatisticas
Facebook: https://www.facebook.com/anchorestatisticas/

👇Deixe seus comentários e sugestões.

📘 Fontes:
- Wikipedia.org

Músicas:
- Youtube audio music

#carnaval
#riodejaneiro
#escoladesamba
#ranking

Carnaval Rio de Janeiro
Carnaval no Brasil
Samba
escolas campeas do carnaval rio de janeiro 2022 youtube
escolas campeas do carnaval rio de janeiro 2020 youtube
Acadêmicos do Grande Rio
enredo “Fala, Majeté! As Sete chaves de Exu!

Loading comments...