Nova Veneza SC

2 years ago
71

Fundada por Miguel Napoli, um empresário italiano radicado nos Estados Unidos, Nova Veneza cresceu com a chegada de 400 famílias italianas em 1891. No ano seguinte vieram mais 500 famílias italianas, oriundas de Bergamo de Veneza e de Belluno.

Os primeiros imigrantes italianos chegaram às terras de Nova Veneza em junho de 1891, trazidos pela empresa norte-americana Angelo Fiorita & Cia. Miguel Napoli, italiano original da Sicília, veio antes, em janeiro, e comandou a abertura de estradas, a demarcação das terras e a construção de uma serraria para receber os colonizadores, num total de 400 famílias.

Entre os primeiros colonizadores destacaram-se Bortolomeu Dal Moro, Bortolo Bortoluzzi, Alfredo Pessi e outros. Bortolomeu Dal Moro foi o primeiro habitante europeu a fixar-se em Nova Veneza, em 1888.

Óleo sobre tela de Pedro Weingärtner, 1893. A cena retrata tropeiros serranos vendendo queijo a uma imigrante italiana.
Em outubro chegaram mais 500 famílias de italianos, oriundas das regiões de Veneza e de Bergamo, e fundaram a colônia. Os colonos construíram casas com pedras encontradas na região e as edificações eram tão sólidas que muitas estão de pé até hoje. Em 1991, durante as comemorações do centenário da colonização, os historiadores Zulmar e Newton Bortolotto, descendentes dos imigrantes, lançaram um livro com a história da cidade.

Com mais de 95% da população descendendo de italianos, Nova Veneza, a primeira colônia italiana oficialmente instalada no Brasil República (1891), é um pedaço da Itália em Santa Catarina.

Nova Veneza é uma charmosa cidade que respira cultura com seus casarios antigos construídos pelos imigrantes italianos em 1891 quando cerca de 400 famílias oriundas do norte da Itália fundaram a Colônia Nuova Venezia. Com mais de um século de fundação, a herança dos antepassados ainda sobrevive nos costumes e tradições. De modo especial, Nova Veneza mantém viva sua italianidade na gastronomia, nas canções, no folclore e no dialeto falado por muitos habitantes, considerado como uma segunda língua da cidade, passando a ser considerada a cidade mais italiana de Santa Catarina e recebendo o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. São mais de 20 restaurantes que exploram a gastronomia típica italiana como massas, pizzas, galetos, polenta e saborosos vinhos, além de cafés e gelatos. Entre os principais pontos turísticos estão o Museu do Imigrante, as Casas de Pedras e a famosa Gôndola, doada pelo governo Vêneto. Durante a Festa da Gastronomia Típica Italiana, no mês de junho, acontece o Carnevale di Venezia, o maior evento deste gênero fora da Itália. Experimente Nova Veneza, uma cidade de encantos e sabores!!! Nova Veneza possui um povo acolhedor, que com sua simplicidade faz o visitante se sentir privilegiado, tornando-o parte da cidade. Quem vem à Nova Veneza sente-se verdadeiramente “em casa”.

https://turismo.novaveneza.sc.gov.br/sobre-a-cidade
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Veneza_(Santa_Catarina)

Loading comments...