Poesia"O Primeiro Beijo" [Khalil Gibran]

2 years ago
61

Kahlil #gibran é considerado o terceiro maior poeta em vendas de todos os tempos, atrás somente de Lao Tzu e William Shakespeare, em grande parte, graças a seu livro O Profeta, publicado em 1923. A obra vendeu dezenas de milhões de cópias e está entre os livros mais traduzidos mundialmente. Apesar de tais conquistas, os primeiros talentos de Gibran remetem ao desenho e à pintura, que desenvolveu desde muito jovem.

Gibran Khalil Gibran nasceu em uma família cristã maronita na aldeia de Bsharri, norte do Líbano – na época, parte da colônia síria do Império Otomano –, em 6 de janeiro de 1883. Sua família, muito pobre, não pôde lhe oferecer qualquer educação formal. A sorte dos Gibran se degradou ainda mais quando o pai recaiu ao álcool e às apostas. Posteriormente, encontrou um emprego como coletor de impostos, mas foi preso sob acusações de fraude.

Sem o pai, o jovem Kahlil Gibran, com apenas 12 anos de idade, sua mãe Kamila e seus três irmãos embarcaram em direção aos Estados Unidos, em 1895. Eventualmente, assentaram-se no bairro de South End, em Boston, conhecido por sua diversidade. Foi ali que Gibran passou a frequentar a escola, o primeiro membro da família a fazê-lo. Segundo relatos, nesta ocasião, seu nome foi encurtado e a grafia foi alterada para “Kahlil”, por sugestão de um professor de inglês.

Kahlil Gibran permanece ainda hoje como um dos mais prolíficos artistas e escritores árabes do início do século XX. Costuma-se creditá-lo com o renascimento da moderna literatura árabe, sobretudo a #poesia em prosa, uma ruptura estética com as longevas convenções tradicionais da poesia beduína.

#poema "O Primeiro Beijo" [ Khalil Gibran ]

É o primeiro gole de néctar da Vida, numa taça ofertada pela divindade.
É a linha divisória entre a dúvida que engana o espírito e entristece o coração, e a certeza que inunda de alegria nosso íntimo.
É o começo da canção da Vida e o primeiro ato do drama do Homem Ideal.
É o vínculo que une a obscuridade do passado com a luminosidade do futuro;
é a ponte entre o silêncio dos sentimentos e a sua própria melodia.

É uma palavra pronunciada por quatro lábios, proclamando o coração um trono, o Amor um rei e a fidelidade uma coroa.
É o toque leviano dos dedos delicados da brisa nos lábios da rosa — pronunciando um longo suspiro de alívio e um suave gemido.
É o começo daquela vibração mágica que transporta os amantes do mundo das coisas e dos seres para o mundo dos sonhos e das revelações.

É a união de duas flores perfumadas; e a mistura de suas fragrâncias, para a criação de uma terceira alma.
Assim como o primeiro olhar é uma semente lançada pela divindade no campo do coração humano, assim o primeiro beijo é a primeira flor nascida na ponta dos ramos da Árvore da Vida.
Deus me colocou em seu caminho, porque sabia que você iria precisar de alguém como eu.

Podcast: iTunes https://podcasts.apple.com/br/podcast/poetry/id1446284914?mt=2
Spotify https://open.spotify.com/show/5jvA0f0wxhhf01Hh5UufGa
Stitcher https://www.stitcher.com/podcast/poetry-7?refid=stpr
Deezer: https://deezer.com/show/2032382 Google https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cDovL2ZlZWRzLnNvdW5kY2xvdWQuY29tL3VzZXJzL3NvdW5kY2xvdWQ6dXNlcnM6MjQ2MTM2MjIvc291bmRzLnJzcw

Loading comments...