#86 Cavernas lunares são ideais para colônias humanas 28/07/22

2 years ago
9

Desde a descoberta de poços na Lua pela espaçonave SELENE da Agência Espacial do Japão em 2009, tem havido interesse em saber se eles fornecem acesso a cavernas que poderiam ser exploradas por rovers e astronautas.

Esses recursos são provavelmente criados pelo colapso do teto de um tubo de lava (ou, de uma caverna). Usando dados do instrumento Diviner a bordo do Lunar Reconnaissance Orbiter, que mede continuamente a temperatura da superfície lunar há mais de 11 anos, caracterizamos completamente o ambiente de um poço proeminente. Localizado numa área denominada Mar da Tranquilidade, o ambiente térmico do poço é mais hospitaleiro comparado a qualquer outro lugar na Lua, com temperaturas variando minimamente em torno de confortáveis ​​17°C onde o Sol não brilha diretamente.

Se uma caverna se estende de um poço como este, ela também manteria essa temperatura confortável em toda a sua extensão, variando menos de 1°C ao longo de um dia lunar inteiro. Embora não possamos estar completamente certos da existência de uma caverna através de observações remotas, tais características abririam as portas para futuras explorações e habitações na Lua: elas poderiam fornecer abrigo contra dramáticas variações de temperatura presentes em outros lugares da superfície lunar.

Crateras de poços são formadas a partir dos tetos desmoronados de espaços vazios subterrâneos, como cavernas naturais ou tubos de lava.
Poços de colapso foram encontrados em todos os principais corpos rochosos do sistema solar.

No entanto, saliências distintas só foram observadas na Terra e na Lua. Eles são tipicamente o resultado de uma instabilidade estrutural desencadeada por atividade sísmica, tectonismo e/ou impactos.

Existem 16 poços de colapso confirmados na Lua potencialmente decorrentes de redes de tubos de lava, e muitos mais resultantes do colapso do material derretido por impacto. Os primeiros têm diâmetros que variam de 15 a 150 m.

Embora os tubos de lava possam ser responsáveis ​​por muitos dos poços de colapso lunar observados, a evidência de cavernas intactas é limitada. Pesquisas anteriores, mostraram que o poço localizado em Marius Hills poderia ser parte de um sistema de tubos de lava que se estende por dezenas de quilômetros.

Poços lunares e suas cavernas potenciais têm despertado muito interesse devido às suas exposições de sequências de fluxos de lava lunar, bem como seu potencial para servir como bases operacionais para futuras atividades de exploração.

Dentro dessas cavidades, a exposição a raios cósmicos, radiação solar, micrometeoritos e temperaturas extremas seriam substancialmente reduzidas.

#baselunar #cavernalunar

Loading comments...