#85 Mais um passo em direção a invisibilidade 26/07/22

2 years ago
7

Cientistas da Universidade de Rostock, na Alemanha, em parceria com a Universidade de Tecnologia de Viena, na Áustria, conseguiram desenvolver metamateriais que transmitem sinais de luz, sem distorções e com precisão.

A luz se dispersa em um meio não homogêneo, isso transforma um feixe compacto e direcionado em um brilho difuso.

A ideia fundamental da transparência induzida é aproveitar uma propriedade óptica muito menos conhecida para abrir caminho para o feixe, a não-hermiticidade.

Na fotônica a não-hermiticidade é a amplificação e a atenuação da luz.

A dissipação da luz por causa da absorção, não faz sentido para melhorar a trasmissão do sinal, mas os efeitos não-hermitianos na óptica moderna são fundamentais.

Usando esses efeitos, torna-se possível amplificar ou amortecer partes específicas do feixe em nível microscópico, neutralizando quaisquer degradações.

Modifica-se um material para adaptá-lo à melhor transmissão possível de um sinal específico, o fluxo de energia deve ser controlado com precisão, para que ele possa se encaixar no material e no sinal.

Nos experimentos, eles criaram e observaram, as interações microscópicas dos sinais de luz com seus materiais ativos, em redes de fibras ópticas.

A transparência induzida é apenas uma das fascinantes possibilidades que surgem desta descoberta.

Para criar um objeto invisível, essa técnica não é o suficiente, seria necessário que as ondas de luz, emergissem atrás do objeto sem alterações, mas a difração sozinha já altera as ondas.

"Nossa pesquisa fornece a receita para estruturar um material de tal forma que os feixes de luz passem como se nem o material, nem a própria região do espaço que ele ocupa, existissem." disse o pesquisador Matthias Heinrich.

#invisibilidade #não-hermitiana #transparênciainduzida

Loading comments...