Como mudar de profissão [Sem fazer uma nova faculdade]

1 year ago
5

Segundo Pesquisa Scoop & Co de 2020: 63% dos brasileiro já mudaram de carreira e 48% pretendem nos próximos 12 meses. Escolher a carreira que mais se adapta com você não é uma tarefa simples. E as escolhas começam muito cedo.

No vestibular já existe uma pressão enorme pela escolha do que você vai fazer "pro resto da vida". E escolhas erradas ou mal planejadas podem causar a famosa "síndrome do domingo á noite", quando a insatisfação é tão grande que já é desanimador só pensar que uma nova semana de trabalho vai começar.

No entanto, o mundo mudou demais nos últimos anos e hoje já não se fala mais em carreira linear. Essa idéia de ter uma única profissão pro resto da vida já acabou. A nova palavra de ordem é adaptação. Então se você se encontra numa situação desconfortável na sua profissão ou no seu trabalho: não se desespere.

Você também pode fazer uma transição de carreira e mudar de área profissional pra alcançar os seus objetivos. Mas para isso é importante seguir alguns passos para identificar se você realmente deve fazer essa mudança e qual caminho você pode seguir. E os dois primeiros passos são esses:

1. Fazer uma Autoavaliação

Você precisa descobrir o que esta causando a sua insatisfação profissional. Pegue uma folha de papel e anote uma retrospectiva da sua vida profissional. Coloque ali todos os motivos que te levaram a escolher a carreira profissional que você tem hoje e as atividades que voce já realizou na sua área de atuação.

2. Fazer uma Lista de suas habilidades e interesses

Em seguida, faça uma lista com as habilidades e competencias que você já desenvolveu. Escreva tudo em que você "é bom". E ao lado você pode colocar áreas de interesse onde gostaria de trabalhar. Coloque os pontos positivos e negativos dessas profissões. Não esqueça de considerar o retorno financeiro, tempo e qualidade de vida de trabalhar em cada uma dessas áreas carreiras.

Conclusão

Analisando todos esses pontos será mais fácil identificar suas qualidades e a sua relação com áreas em que você pode se destacar e se tornar um profissional de sucesso.

Depois de colocar para fora todas as suas qualidades e interesses, chegou o momento de tentar encaixar tudo isso no mercado e fazer uma imersão para entender o mercado de trabalho, a rotina, as oportunidades e ouvir quem tem experiência nas áreas que você mais se identifica.

Loading comments...