EM QUAL AÇÃO INVESTIR: ON, PN OU UNITS ?

4 years ago
3

Site:
http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/market-data/consultas/mercado-a-vista/units/

Qual ação comprar: ON, PN ou Units ?

- Fala investidor tudo bom com vocês, meu Thalys Garcia sou criador do canal.
Você que ta começando a investir em ações ou já investe e não sabe, ou nunca reparou nos números que acompanham as siglas das empresas, como ENBR3, PETR4 KLBN11, no video de hoje mostrar a vocês as diferenças e as características de cada tipo de ação.

-1. Ações Ordinárias (ON).
A codificação das ordinárias é sempre quatro letras mais o número 3. Ex.: WEGE3 – Ação ordinária

1.1. A grande característica desta classe de ação é o direito a voto, nas assembleias das empresas. Se o acionista tiver um lote de 100 ações, por exemplo, seu voto será irrelevante quando comparado aos demais sócios.
1.2. O possuidor de ações ordinárias não é responsável pelas dívidas da empresa.
1.3. Outra característica interessante de quem possui esse tipo de ação é o “tag along”. Esse benefício se faz presente em caso de uma eventual mudança no controle acionário da empresa.
Com o “tag along”, Por lei você acionista minoritário tem o direito a receber 80% do valor pago para o do acionista majoritário.
Então se o novo controlador está pagando R$ 10,00 na ação do majoritário ele terá que pagar no mínimo R$8,00 na ação do acionista minoritário.
Algumas empresas estendem o valor do tag along para 100% nas ações ordinárias.
Geralmente, por este motivo, em casos de mudança de controle acionário, acontece das ações ON se valorizarem muito em cima das Preferenciais (PN)..
Então é interessante saber se sua empresa pode ser alvo de uma aquisição
- 2. Ações Preferenciais (PN)
A codificação das preferenciais apresenta 4 letras mais um número, que pode ser 4, 5, 6, 7 ou 8. Ex.: WEGE4 – Ação preferencial

2.1. Esse tipo de ação não dá direito de voto ao acionista, contudo, são “preferenciais” no recebimento de dividendos e em caso de liquidação da empresa.
Ou seja, no caso de falência ou outro motivo de fechamento da companhia, os possuidores de preferenciais têm maiores chances de recuperar parte de seus investimentos.
Em geral as ações preferenciais possuem melhor liquidez em bolsa que as ordinárias. Há quem diga que as preferenciais protegem menos o acionista minoritário, pois não lhe dão o direito de votar em assembleia. Além disso, em caso de venda da empresa, as ações preferenciais não lhe garantem o “tag along”.

Em contrapartida, muitos consideram que as ações preferenciais são melhores para os pequenos investidores, já que são mais fáceis de serem negociadas (liquidez) e dão preferência no recebimento de dividendos, caso a empresa tenha lucro.

-3. Units
A codificação das Units possui quatro letras e mais o número 11. Ex.: KLBN11 – Unit – Ação Unit.

As Units são, ativos compostos por um conjunto de ações ordinárias e preferenciais.
Em outras palavras, uma Unit, não é uma ação, mas sim um “pacote” de ações, ordinárias e preferenciais.
Normalmente, quem procura esse tipo de investimento adquire alguns benefícios semelhantes à ações ordinárias e preferenciais,
" É possível consultar a composição das UNITS no site da BM&FBOVESPA. O mais comum no mercado são Units formados por mais de uma classe de ações, como por exemplo: 1 ação ordinária (ON) + 2 ações preferenciais (PN). "
http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/market-data/consultas/mercado-a-vista/units/

-4. Qual a melhor alternativa dentre elas?
Não há como especificar qual é o melhor tipo de ação para se adquirir, pois cada uma tem sua característica e é importante que o investidor saiba quais são. Para tomar a decisão de compra de maneira coerente com seus interesses.
Existem investidores que tendem a ter uma preferência por ordinárias, pois dessa forma se faz parte da classe votante da empresa e tem uma proteção com o tag along, mas como dito antes, a quantidade de ações determina muito a influência do investidor no controle da empresa.

Por outro lado, existem aqueles que se identificam mais com as Preferenciais, pois muitas vezes essas ações são mais negociadas na bolsa, ou seja, têm mais liquidez e pagam mais dividendos.

Pode acontecer tbm da empresa ter os dois tipos de ações e entre elas não fazer tanta diferença, pois na ON ela tem menos liquidez e é um pouco mais barata por não ter preferências nos dividendos, já em uma ação PN ela é mais líquida mas é mais cara por pagar dividendos.
-5. Conclusão
Sem essa análise, muitas vezes o investidor pode comprar um papel e ser penalizado pela baixa negociação, ou até ser surpreendido por seu papel não ter o mesmo valor do papel do controlador.

Loading comments...