Premium Only Content

Só venceremos c/ V4C1N4 Brasileira-Spray Nasal-INCOR-USP-Dr Jorge Kalil-ainda vender ao mundo
Vacina em spray nasal em desenvolvimento contra covid pode estimular forte resposta local
Segundo Jorge Kalil Filho, a produção é descomplicada e 100% nacional. Além disso, vacina é extremamente adaptável aos diferentes variantes e pode ser guardada em temperatura ambiente
10/02/2021
Se você é daqueles que têm medo de agulha e sonha com a vacina contra a covid-19, é possível que seus anseios venham a ser atendidos no futuro, e com tecnologia nacional. Está em desenvolvimento no Brasil uma vacina em spray nasal. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Jorge Kalil Filho, diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, professor titular de Imunologia Clínica e Alergia da FMUSP e coordenador da pesquisa, explica como está sendo o processo de pesquisa da vacina.
O médico começa dizendo que a proposta do trabalho, desde o início, era estudar melhor a resposta imune contra o coronavírus para criar uma vacina baseada nos alvos da resposta imune mais eficientes. “Tem duas formas de nós combatermos o vírus: não deixando ele entrar em uma célula, ou se ele entrou na célula e a infectou, ele pode ser morto por uma outra célula do sistema imune”, explica. Para o estudo, então, coletou-se o sangue de pessoas contaminadas com o vírus e foi possível analisar os alvos da resposta de anticorpos e também da resposta celular. Essa investigação mais profunda do antígeno é o que diferencia a nova vacina das demais.
A opção pelo desenvolvimento da vacina nasal se deve ao fato de que uma resposta local muito forte pode, assim, ser estimulada, diz Kalil Filho. Além disso, a vacina fortalece as defesas na mucosa nasal. Como demais vantagens, a produção é descomplicada e 100% nacional, além da a vacina ser extremamente adaptável aos diferentes variantes, e poder ser guardada até mesmo em temperatura ambiente.
“Nós estamos construindo, geneticamente, a composição final dessa vacina”, diz o professor Kalil Filho. A meta é de que os testes em seres humanos comecem este ano e o trabalho está sendo feito para atingi-la. “Quem vence a corrida é quem chega melhor, em melhores condições de dar uma proteção mais ampla”, afirma o médico.
Na opinião do imunologista, tivemos um avanço muito grande em um ano, em se tratando de uma doença que ninguém conhecia. “Normalmente, esse conhecimento seria acumulado em pelo menos dez anos. Nós já temos vacina, as vacinas funcionam. Aprendemos muito sobre a doença, aprendemos a tratar, sabemos que temos que isolar as pessoas que estão doentes”, diz. A ciência brasileira segue respirando.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 10h45, 14h, 15h e às 16h45. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.
#Bolsonaro #PátriaAmada #BrasilAcimaDeTudo
-
2:32:03
BlackDiamondGunsandGear
14 hours agoAFTER HOURS ARMORY w/ DLD & John from GOA & FLR
32.9K7 -
1:05:28
Man in America
15 hours agoTREASON? Obama, Hillary, and Soros in the New World Order Agenda EXPOSED w/ Mel K
97.4K86 -
2:22:46
The Connect: With Johnny Mitchell
16 hours ago $7.83 earnedOne Man's Mission To Stop Human Trafficking: How A Billionaire Mercenary Saved Hundreds Of Children
30.1K20 -
2:35:13
Tundra Tactical
11 hours ago $15.12 earned🔫 California Ammo Win, Sig Sauer P320 Controversy, Meme Review & Would You Rather! 🎉🔥
44.5K7 -
16:24
Forrest Galante
9 hours ago6 Deadliest Man Eaters to Ever Exist
31.2K13 -
10:14
MattMorseTV
14 hours ago $16.52 earnedThe EU is in HOT WATER.
99K62 -
6:51:32
The Rabble Wrangler
1 day agoPUBG with The Best in the West!
27.3K1 -
3:57:19
EvilT4000
12 hours ago $10.31 earnedSaturday.....🟢For energy and focus click my Dubby link!
37.7K5 -
3:02:55
SlingerGames
8 hours agoSpartan Night - Halo and More | Creator for @SELFMADEGGS
24.5K -
3:57:49
Mally_Mouse
14 hours agoSpicy Saturday!! - 10k CELEBRATION! - Let's Play: Labyrinthine
37.3K1