Premium Only Content

O Silencio da Chuva de Luiz Alfredo Garcia Roza #116 Por Armando Ribeiro Virando As Páginas
Inscreva-se no Canal! Obrigado!
Luiz Alfredo Garcia-Roza (Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1936 — Rio de Janeiro, 16 de abril de 2020) foi um escritor e psicanalista brasileiro, casado com a psicanalista e também escritora Livia Garcia-Roza
Estreou na literatura de ficção em 1996, aos 60 anos de idade, com a obra O Silêncio da Chuva, que lhe rendeu em 1997 um dos principais prêmios literários do Brasil, o Jabuti, na categoria romance.[2] Antes disso, foi professor universitário e autor de livros e artigos sobre psicanálise.
Suas histórias se passam, basicamente, na cidade do Rio de Janeiro, entre Copacabana e o bairro Peixoto. Neste reside o personagem recorrente de seus livros, o delegado Espinosa, cuja delegacia se localiza em Copacabana. A galeria de personagens conta ainda com o jovem investigador Welber, braço-direito de Espinosa e tão incorruptível quanto o delegado. O único romance do autor em que o delegado não aparece é Berenice Procura, de 2005.
Suas histórias, embora ambientadas no Rio de Janeiro, fogem do estereótipo ao apresentar casos muito mais relacionados a dramas pessoais mal-resolvidos do que aos temas recorrentes do narcotráfico e da venda de armas. O interior de cada personagem é bastante explorado, sem, contudo, esquecer as descrições de um Rio de Janeiro muito particular, a cidade vista pelo heterodoxo policial Espinosa.
O primeiro livro a receber adaptação para o cinema foi Achados e Perdidos, em 2006, dirigido por José Joffily e protagonizado por Antônio Fagundes. Em 2007, o roteirista Paulo Halm ganhou o Prêmio ABL de Cinema, por melhor roteiro adaptado.
Outro livro que recebeu adaptação foi Berenice Procura. O filme foi destaque na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Festival Mix Brasil e no Festival do Rio em 2017, além de ter percorrido alguns países através do Festival Brasileiro de Paris, do 34º Chicago Latino Film Festival, da 9ª Edição do Festival de Cinema Cidade do Luxemburgo e do Festival Internacional de Cinema Brasileiro em Milão.[9] Teve direção de Allan Fiterman e foi protagonizado por Cláudia Abreu, Caio Manhente e a modelo Valentina Sampaio.
Em 2018, foi anunciada a adaptação do livro O Silêncio da Chuva para o cinema, com direção de Daniel Filho e roteiro de Lusa Silvestre ("Estômago", "O Roubo da Taça" e "A Glória e a Graça"). O filme teve como protagonista o ator Lázaro Ramos, interpretando o detetive Espinosa e no ano de 2019
-
2:12:43
TimcastIRL
2 hours agoErika Kirk Addresses Public After Charlie Kirk Assassination, Live Coverage | Timcast IRL
121K163 -
30:59
The Charlie Kirk Show
2 hours agoCharlie Kirk's beloved wife, Mrs. Erika Kirk addresses the Nation.
393K1.07K -
LIVE
Man in America
10 hours agoLIVE: Assassin Arrested? Civil War? Are We Being Played?? | LET'S TALK
2,246 watching -
LIVE
Badlands Media
7 hours agoOnlyLands Ep. 24
1,743 watching -
2:27:53
TheSaltyCracker
3 hours agoGot Him ReeEEStream 9-12-25
166K168 -
52:11
Sarah Westall
4 hours agoBread and Circus Keeps you Financially Ignorant – Its Better for the Elites w/ Chris Russo
25.9K1 -
LIVE
I_Came_With_Fire_Podcast
11 hours agoFriday Night Live Fire
178 watching -
LIVE
Flyover Conservatives
13 hours agoFrom Demonic Deception to Divine Direction: Sid Roth’s Radical Encounter With God | FOC Show
644 watching -
LIVE
Chrissie Mayr
1 hour agoChrissie Mayr Reactions to Charlie Kirk, Liberal Celebrations, and More
266 watching -
LIVE
AlaskanBallistics
1 hour agoRemembering Charlie Kirk
153 watching