2.9. Injeção de Plásticos | Inteligência de Produção

4 years ago
2

Injeção de Plásticos

É um dos processos mais conhecidos e utilizados no mundo atualmente.

Utilizada em grande escala para fabricação de diversos produtos como bandejas, colheres, bowls, etc. feitos nos mais diversos tipos de plásticos existentes.

Provavelmente um dos primeiros plásticos a serem injetados é o baquelite, que possui propriedades como bom isolamento térmico e elétrico e bastante quebradiço.

Os moldes utilizados podem ser complexos com gavetas, extrações, saídas, etc.

Há uma tabela universal onde é possível basear o tipo de resina plástica com o produto a ser produzido. A resina pode ser identificada da seguinte forma:
1 - PET
2 - PEAD
3 - PVC
4 - PEBD
5 - PP
6 - PS
7 - Outros

Além destes materiais baseados em petróleo, também existem os BIOPLÁSTICOS, que são feitos a partir de material orgânico como amido de batata ou de milho.

A precificação das resinas plásticas geralmente é baseada no dólar e em preços internacionais, pois são comodities. A compra é feita em forma de lentilhas ou grânulos. A coloração desejada é feita com o acréscimo de outros grânulos da cor desejada.

Boa parte destes materiais são termoplásticos, onde é possível reciclá-los novamente.

Basicamente a injeção plástica consistem em pequenos grânulos acrescentadas com a carga da cor desejada, jogadas no cone ou funil do equipamento, onde uma rosca sem fim aquecida empurra o material para o bico de injeção. Este processo é chamado de cisalhamento, onde as lentilhas entram em atrito com o canhão em alta temperatura, e acabam se homogeneizando. Do bico de injeção, a matéria prima encontra o molde e assim fica com a forma do produto projetado.

É comum ter galhos de ramificação para moldes com várias cavidades, para que o material seja espalhado de maneira mais adequada.

O custo deste processo produtivo é justificado apenas se a quantidade de fabricação for grande. Por exemplo, se for fazer um lote de 1.000 peças, pode ser que não compense utilizar este método de fabricação. O custo não envolve apenas o peso do material a ser injetado. Deve ser considerado também o custo do molde e da máquina a ser utilizada.

Compartilhe este vídeo: https://youtu.be/ZVQi-VU3lDM

====================================

Você também pode nos encontrar ↴
Facebook ☛ https://atomstudios.com.br/facebook
Instagram ☛ https://atomstudios.com.br/instagram

====================================

Ouça nosso podcast ↴
Spotify ☛ https://atomstudios.com.br/spotify
Deezer ☛ https://atomstudios.com.br/deezer
Castbox ☛ https://atomstudios.com.br/castbox

====================================

Conheça o site ↴
https://atomstudios.com.br/site

====================================
at383883om

Loading comments...