QUANDO A NOVELA COLONIZA ATÉ AS AGROFLORESTAS

1 year ago
9

Eu falo sempre que somos colonizados de formas sutis…

Saíram umas cenas mostrando a viabilidade dos sistemas agroflorestais em uma novela e a grande maioria dos ativistas corre para aplaudir.

Só de sair na Globo, já mostra que não vão defender nenhuma mudança socioeconômica estrutural. Nós não precisamos de reformas energéticas, econômicas e alimentares dos sistemas centralizadores que existem!

Nós precisamos de novos sistemas! Sistemas que sejam energeticamente superavitários, que sejam descentralizados e distribuidos! Que sejam regenerativos para as pessoas e a viabilidade da economia familiar, não empresarial!

No Brasil, propriedades com mais de 1000 hectares ocupam mais de 43% do território e representam menos de 1% dos imóveis rurais!

A agricultura familiar, por outro lado, ocupa 24% da área produtiva total. Produz 74 % dos alimentos da cesta básica brasileira e esta produção agrega 40% do total da produção agrícola total.

Ela também é responsável por 74% do total de mão-de-obra ocupada no meio rural. Estes dados são provenientes do Censo Agropecuário de 2006, último Censo em que foi possível determiná-los detalhadamente (IBGE, 2006).

Claro que precisamos de tempo e de políticas públicas para implementarmos uma transição agroecológica, mas ela começa com a implementação de políticas pessoais!

Desliguem a TV! Deixem de idolatria e retomem o protagonismo coletivo compartilhando o trabalho de quem está no campo!

Parem de aplaudir a transição da grande escala que nada melhora a vida das pessoas comuns!

Se concentrem na própria transição e em apoiar os movimentos sociais como o MST que tornam possível a transição de pessoas pobres e comuns!

Loading comments...