Artigo: Quando o Poder Corrompe (de Rui Osório)

2 years ago
63

QUANDO O PODER CORROMPE?
O que é o PODER?
PODER originou-se do latim POSSUM e remete à posse de CAPACIDADE OU FACULDADE DE FAZER ALGO, da posse do MANDO E DA IMPOSIÇÃO DA VONTADE.
Para o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, poder é uma força natural que impulsiona a vida, e é a vontade de poder, não no sentido político, de simples dominação, mas num sentido ontológico, de querer viver, que faz com que todo o Universo movimente-se.
Em uma abordagem própria, vou definir o Poder como algo que pode ser adquirido por atributos intelectuais e/ou físicos, fugindo um pouco das tradicionais abordagens políticas sem, entretanto, ignorar que esta abordagem abarca todos os espectros políticos conhecidos.
Entenda-se por atributos físicos não somente a capacidade física do corpo da própria pessoa mas também a capacidade de acesso a outros meios físicos com o qual ele possa exercer esse PODER – pessoas, ferramentas e máquinas, as 7 artes e os fenômenos naturais.

Como pode ser exercido esse PODER?
O Poder pode ser usado de várias maneiras mas, aparentemente, as mais usuais são as que sintetizamos em duas palavras: egoístas e altruístas.
Ainda que se possa contestar o altruísmo e atribuir-lhe a pecha de uma forma de egoísmo, vamos à definição geral de que é uma forma de entrega pessoal em prol de outros.
Já o egoísmo não é contestável pois o mesmo sempre aponta para o próprio eu e sempre justifica os meios para alcançar os próprios fins.
Isso colocado, podemos dizer que, usualmente, o Poder Intelectual é ALTRUÍSTA e o Poder Físico, em contradição, é EGOÍSTA. Por óbvio que possa ser, convém lembrar que esta colocação não é uma LEI, é apenas uma orientação por experiência de vida.
Do ser humano Egoísta espera-se sempre o pior e, de posse de Poderes Físicos, normalmente essa característica pessoal não decepciona nossas expectativas e, quase sempre, o detentor egoísta desses poderes tende a tomar decisões que ignoram moral, leis, conceitos, regras, etc.
Do Ser Humano Intelectual, espera-se que o uso desse Poder seja disponibilizado em prol da humanidade e, em boa parte, o é. Infelizmente vários dos detentores deste Poder acabam por servir de ferramenta para os que detém o Poder Físico.

Características do Poder Intelectual
Neste tópico vou me atrever a fazer uma análise somente dos Altruístas e que não se subjugam aos que detém o Poder Físico, ainda que ambos os poderes possam ser dotes do mesmo indivíduo.
O detentor do Poder Intelectual, e que o coloca à disposição da humanidade, tende a ser um gênio da raça humana, criador de coisas fantásticas em todas as áreas do conhecimento. Pessoas assim sempre existiram e sempre existirão e graças, em grande parte, a essas pessoas, a raça humana evolui.
Do passado mais recente podemos citar Albert Einstein, Issac Newton, Santos Dumond, William Shakespeare, Marie Curie, Pablo Picasso, Nikola Tesla, Leonardo da Vinci, Sócrates, Thomas Edson, Wernher von Braun, J.R.R. Tolkien, Peter Higgs e tantos outros.
Dos tempos mais atuais podemos citar Elon Musk, Steve Jobs, Stephen Hawking, Srinivãsa Rãmãnujan e muitos outros também.
Por justiça intelectual, seria necessário um programa exclusivo para podermos fazer um breve relato da contribuição de cada um deles à humanidade, mas isso é facilmente acessado pela internet, com breves descrições e, a quem interessar, relatos completos de suas obras. Deixo esse trabalho aos mais curiosos e, quem sabe, a algum humano com o Poder Intelectual de ler a obra complexa dos exemplos citados e de tantos outros aqui ignorados.
E como duvidar desta divagação se o próprio vetor de distribuição dela - o tecnológico - é produto da evolução causada por vários desses Poderosos já citados?

Características do Poder Físico
Podemos afirmar, por eventos passados e presentes, que o Poder Físico é sim o maior corruptor do homem. Quando alguém fala “O poder corrompe”, com certeza se refere ao Poder Físico.
Ainda que a honestidade e altruísmo dominem as ações de alguém que detenha o Poder Físico, o fato dessa pessoa ter a posse do mando e da imposição da vontade acabará, na maioria dos casos, fazendo com que ela use essas posses e coloque a sua vontade, seja por força física, seja por força econômica ou ambos e, se possessora também do Poder Intelectual, próprio ou usurpado, tente usá-lo no intuito de não usar a força, ainda encontrará quem não concorde e acabará usando as forças antes ditas. E, então, no primeiro caso em que o uso desses poderes for eficaz, todo o altruísmo passará a ser autocontestado e a busca da solução mais prática e rápida acabará dominando as próximas ações. E por quê ? Pelo simples fato de que ela pode fazer assim.
Raros são os casos em que essas pessoas não caem nessa tentação e mais raros ainda são os casos de quem tem a humildade de se arrepender do erro de tal pecado e voltar atrás.
Entende-se até que o ato de “voltar atrás” depois de já ter ultrapassado a linha seja ato extremamente difícil pois o Poder Físico atrai para si uma confraria de aproveitadores que suportam, a cada nova ação, o método utilizado e afastam o Poderoso a cada dia mais dos críticos de tais métodos. Isso pode ser notado em diversos políticos, que se entregam ao poder e rapidamente são cercados de uma corte que não lhes permite mais o acesso à realidade e, na sequência, o abuso do Poder não é mais percebido como abuso. Por essa e outras razões será quase impossível ao Poderoso sair de tal circulo vicioso e viciante.
Duas das principais consequências desse tipo de poder usado com egoísmo são:
1. Perdas de vidas humanas decorrente das ações diretas e indiretas do uso do Poder Físico
2. Aborto do aparecimento de outros seres humanos com Poder Intelectual Altruísta que poderiam evoluir toda a raça humana. Além de sufocar e impedir os já Poderosos Intelectuais, impedem também a criação de outros e, pior de tudo, impedem a vinda ao mundo de milhões de seres humanos que poderiam ser um dia Poderosos Intelectuais altruístas.
Não me esqueci de nomear os seres humanos que se deixaram perder pelo abuso do Poder Físico, apenas me senti enojado em os mencionar, mas vamos cumprir todo o lado informativo desta apresentação e nomear alguns desses terríveis seres humanos, não por ordem do pior para o menos pior, mas ainda assim tentarei citar os maiores de todos: Mao Sedong, Josef Stalin, Gengis Khan, Adolf Hitler, Pol Pot e não esqueçamos os atuais Poderosos Financeiros que geram milhares de mortos pelo mundo por imposição de uma série de produtos químicos e regras que não caberia serem usados sobre Serem Humanos (infelizmente esses nomes são inomináveis nos dias de hoje nas redes sociais).

Finalizando
Esta pequena explanação pessoal sobre o Poder tem como intento final abrir a mente de quem nunca tinha pensado no assunto e, com essa ajuda, poder libertar o maior número de mentes para que aprendam a detectar os detentores do Poder Físico que fogem do Altruísmo e viram mentirosos, usurpadores, manipuladores, ditadores e até genocidas.
Espero que me perdoem ser tão breve nesta explanação mas, como disse antes, não é o meu intuito me aprofundar pois prefiro instigar a vossa inteligência e capacidade de discernimento a entregar o peixe já pescado e assado para o deleite de vossa preguiça.
Obrigado a todos que assistiram e me entenderam.
Rui Osório
Escrito e publicado em Junho de 2022

Tem um artigo que deseja que seja publicado em nosso canal? Nos envie por email que analisaremos com carinho e entraremos em contato para falarmos sobre ele.
As regras é que sejam artigos Apolíticos e respeitem os objetivos conservadores do canal.
conservadoresbxsantista@gmail.com

Loading comments...