Dr. Fernando Nobre - Máscaras

2 years ago
61

-» A máscara é útil nos blocos operatórios porque o cirurgião pode espirrar, deixar cair um cabelo dentro de uma barriga aberta.
E não pode ser usada muito tempo;

-» Fizera-nos crer que o vírus da gripe desaparecera por causa das máscaras, mas tinha parado o outro vírus.
Se nós alagarmos a malha de uma máscara cirúrgica, proporcionalmente, com a mesma ampliação que ampliarmos o vírus, verificamos que o buraco do tecido da máscara fica do tamanho de uma bola de golfe.
E o vírus fica do tamanho de uma cabeça de um alfinete.
NADA FOI RACIONAL!

-» Um diagnóstico não se faz com um teste experimental (nem teste é, mas pronto), mas com a história clínica completa do doente;

-» Aparecem hepatites em crianças e não se efectuam correlações simples. Era só efectuar uma Anamnese*1

-» As nossas crianças têm atraso na aprendizagem cognitiva brutal;

-»Não esquecer os suicídios na adolescência;

Fonte: Sérgio Tavares (Rumble)

*1-»
A anamnese é uma entrevista feita entre o profissional de saúde e o paciente. Dessa forma, ela serve para identificar sinais importantes antes de partir para os exames físicos e laboratoriais. O termo vem do grego “anamnésis”, que significa “lembrança” ou “referência”. Quando aplicada na área da saúde, essa lembrança norteia o médico para a realização do diagnóstico prévio.

A anamnese, então, se caracteriza por ser uma espécie de exame subjetivo. Ela é conduzida por médicos ou enfermeiros no momento da consulta. Assim, há uma análise dos sintomas relatados pelo paciente. Existem métodos de aplicação dessa técnica que, basicamente, se resumem em:

Interrogatório cruzado: quando as perguntas são feitas pelo profissional de forma direcionada. O paciente é questionado sobre seus sintomas e responde às perguntas de forma mais objectiva.
Método de escuta: quando o paciente tem a liberdade de citar como achar melhor as suas queixas. Nesse caso, não é necessário responder a um questionário feito pelo médico ou enfermeiro.

É importante saber que a utilização de uma técnica não exclui a possibilidade de usar a outra. Muito pelo contrário, é bastante comum que os profissionais utilizem uma técnica mista, envolvendo as duas formas: tanto dando a liberdade para o paciente relatar tudo o que sente quanto perguntando para obter respostas menos panorâmicas e mais objectivas.

Loading comments...