Dragões Da Vida Real (Víbora das Árvores)

2 years ago
5

"42 # \ 36 **; | {) ;. 0" A víbora-das-árvores, é uma cobra venenosa que pode ser encontrada na África ocidental e central. Cresce até um comprimento médio de 46–60 cm, com um máximo registado de pelo menos 78 cm. As fêmeas são geralmente maiores que os machos. A cabeça é larga e achatada, distinta do pescoço. A boca é capaz de grandes aberturas. A cabeça é densamente coberta por escamas. Pertencentes à família Viperidae, atualmente reconhece-se 10 espécies que vivem distruibuídas nas várias florestas tropicais africanas, mas longe da atividade humana. A vibora-das-árvores ao contrário do que o nome indica, pode ser encontrada perto do solo ou mesmo no solo.
Alimentação. As víboras-das-árvores alimentam-se de vários pequenos animais, como anfíbios, lagartos, roedores, pássaros e até de outras serpentes. Algumas populações ou espécies podem ter se especializado em predar sapos, mas a maior parte foram descritos como predadores oportunistas. A víbora-das-árvores normalmente frealiza emboscadas empoleirada num ramo, e morde a presa até que o veneno faça efeito e o animal acabe por falecer para depois o engolir.
Reprodução. O veneno da víbora-das-árvores é na sua maior parte desconhecido, porém sabe-se que é hemotóxico e que provoca dor, inchaço, problemas de coagulação, e hemorragias podendo ser fatal. Houve um caso fatal diagnosticado e casos de envenenamento sérios. Ainda não há antídoto formado. As víboras-das-árvores são ovovivíparos, como as restantes víboras. O acasalamento ocorre em Setembro-Novembro e a progenitora dá à luz a crias em Março e Abril. Um indivíduo pode viver de 12, a 20 anos. Algumas espécies estão em declínio, devido à destruição do habitat. As víbora-das-árvores, se dão bem em cativeiros, precisando de apenas acesso arbóreo e não necessita de temperaturas especiais. Normalmente, espécimens capturados são alimentados com camundongos e pássaros pequenos.

#VíboraDasÁrvores #MundoNatural!

Loading comments...