Premium Only Content

Fiquem quietinhos Forças Armadas #shorts
Forças Armadas devem “permanecer quietinhas em seu canto” nas eleições, diz Joaquim Barbosa
Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal afirmou em suas redes sociais que pressão sobre a Justiça Eleitoral sinaliza ao mundo que Brasil caminha para um golpe de Estado.
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa criticou na quarta-feira (6) uma fala do ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, sobre a segurança das urnas eletrônicas e disse que as Forças Armadas “devem permanecer quietinhas e ficar no canto delas” ao longo do processo eleitoral.
Durante uma audiência no Congresso, também na quarta-feira, o ministro afirmou que “nenhum sistema é inviolável”, incluindo as urnas eletrônicas. Ele também disse que tem tratado do processo eleitoral por ter sido convidado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a participar das discussões.
“As Forças Armadas estavam quietinhas em seu canto e foram convidadas pelo TSE a participarem dessa Comissão de Transparência Eleitoral (…). Meu envolvimento foi único e exclusivamente por ter sido convidado pelo TSE para fazer parte desse processo”, disse.
Sobre a declaração do ministro, Barbosa escreveu: “Ora, general, as Forças Armadas devem permanecer quietinhas em seu canto, pois não há espaço para elas na direção do processo eleitoral brasileiro. Ponto”.
Ele disse ainda que insistir numa “pressão desabrida e cínica sobre a Justiça Eleitoral, em clara atitude de vassalagem em relação a Bolsonaro, que é candidato à reeleição, é sinalizar ao mundo que o Brasil caminha paulatinamente rumo a um golpe de Estado”. “Pense nisso, general”, escreveu.
Segundo o ex-ministro do Supremo, o Brasil tem um ramo da Justiça independente que foi concebido “precisamente para subtrair o processo eleitoral ao controle dos políticos”. “E dos militares de casaca, claro.”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores têm questionado a segurança das urnas eletrônicas e citado supostas fraudes no processo eleitoral, que nunca foram comprovadas.
Barbosa foi ministro do STF por 11 anos, tendo sido nomeado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2003. Em 2006, tornou-se relator do caso que ficou conhecido como mensalão. Em 2012, assumiu a presidência do Supremo, na qual permaneceu até a sua aposentadoria, em julho de 2014.
#notícias #brasil #globolixo #renatavasconcellos #shorts
-
13:09
Forrest Galante
1 day agoWildlife Expert Reacts To Deadly Australian Animal TikToks
78.3K14 -
23:47
GritsGG
2 days agoThe Forgotten Best Sniper Support AR!
27.4K4 -
10:18
The Pascal Show
17 hours ago $0.44 earned'I WILL NOT GIVE UP ON MY BABY!' Emmanuel Haro's Mom Breaks Silence From Jail?!
5.64K -
LIVE
Lofi Girl
2 years agoSynthwave Radio 🌌 - beats to chill/game to
201 watching -
2:33:04
Badlands Media
14 hours agoBaseless Conspiracies Ep. 147: Pole Shifts, Plasma Skies, and the Truth About Cataclysms
171K17 -
4:33:42
Drew Hernandez
10 hours agoISRAEL BOMBS GAZA HOSPITAL ON LIVE TV KILLING AT LEAST 20 INCLUDING JOURNALISTS & CIVILIANS
24K79 -
2:55:23
TimcastIRL
9 hours agoTrump Orders Specialized National Guard Units To Combat Crime In Cities, Dems Furious | Timcast IRL
212K150 -
6:22:03
SpartakusLIVE
11 hours ago#1 Rocket CHAMPION of Verdansk wields UNSTOPPABLE new META
84.2K5 -
2:55:11
Barry Cunningham
10 hours agoPRESIDENT TRUMP MADE TODAY A VERY BAD DAY TO BE A DEMOCRAT!
103K66 -
1:15:29
Flyover Conservatives
1 day agoFrom Cool to Cringe: How Democrats Lost America’s Ear | FOC Show
49.7K14