Existem pessoas imunes ao COVID19? | Dr. Álef Lamark

4 years ago
1

Um dos resultados de um estudo alemão com pessoas não infectadas pelo SARS-CoV-2 supõe que não precisamos obrigatoriamente de imunoglobulinas para nos protegermos do vírus, pois nossas defesas efetivas vão além delas, tendo os linfócitos importante papel nessa ação.
Essa teoria surgiu porque na amostragem foram identificadas pessoas com linfócitos capazes de identificar o novo coronavírus. Mas, se elas nunca pegaram, como tem defesas então? Bem... Acredita-se que elas devem ter sido infectadas por outros coronavírus humanos, que costumam produzir apenas sintomas leves de resfriado como o HCoV-229E, HCoV-NL63 e HCoV-OC43 e desenvolveram imunidade cruzada.
Devido a semelhança e compartilhamento de mesmas proteínas, esses vírus, embora diferentes entre si, deixam linfócitos de memória que podem ou não desenvolver imunidade cruzada.
Agora pesquisadores como Sydney Ramírez pesquisam se esse fenômeno realmente imuniza ou apenas promove proteção parcial, o que já seria bom para impedir os sintomas mais graves. Ela defende sua tese da não necessidade de anticorpos para se defender do vírus porque pacientes com Agamaglobulinemia, uma doença genética que impede de produzir anticorpos, superaram a infecção.

Bem vindo ao canal médico do Dr. Álef Lamark. Dicas de saúde quinzenalmente às quintas-feira 👨‍⚕

Fique próximo de mim 😃
Instagram: @draleflamark
Facebook: Dr. Álef Lamark

AVISO LEGAL:
As informações contidas nos vídeos não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvida, consulte seu médico.

A medicina é uma ciência em constante mudança, os vídeos são produzidos baseados em experiências, observações práticas de pacientes e em pesquisas científicas mais recente até a presente data.

De acordo com Art. 8º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativos.
De acordo com Art. 9º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica § 1º “E ”, não são divulgados endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço.

Loading comments...