Historia da Cidade de Aracati Ceara

1 year ago
38

Historia da Cidade de Aracati Ceara (do tupi-guarani, significando "Terra dos Bons Ventos") é um município do estado do Ceará, no Brasil, fundado em 11 de abril de 1747. Está distante 150 km da capital cearense, Fortaleza. Seu núcleo urbano, sede do município, foi tombado no ano de 2000 como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É a terra onde nasceu o revolucionário Eduardo Angelim, o romancista Adolfo Caminha, o bispo Manuel do Rego Medeiros (primeiro bispo cearense), o abolicionista Francisco José do Nascimento (conhecido como "Dragão do Mar"), o ator Emiliano Queiroz e o pianista clássico Jacques Klein.
Aracati teve sua população estimada em 74.547 pelo IBGE em 2019 e segundo o Ministério do Trabalho a cidade ficou em 8ª no Estado em geração de empregos formais(Referência: CAGED 2019. Acesso em: 28 de jan. de 2020.http://pdet.mte.gov.br/caged). A cidade é um polo econômico de serviços, que conta com mais de 3.000 pontos comerciais, destaca-se principalmente por ser uma das cidades mais visitadas da região. De 2017 em diante a gestão municipal tem investido principalmente em grandes eventos de todas as áreas, além de infraestrutura e paisagismo. Revitalizado a clássica avenida Coronel Alexanzito, conhecida como Rua Grande entre outros patrimônios históricos tombados com arquitetura portuguesa. Aracati também está em 2º lugar no Ceará em número de leitos disponíveis para o turismo.

Nos últimos anos a cidade tem recebido empreendimentos de grande porte em diversos segmentos como os de: sucos, pescados, calçados, energia eólica, estabelecimentos comerciais, hotéis e pousadas, o Aeroporto Dragão do Mar e O Centro de Manutenção e Operações de Aviões da TAM.

O Centro de Manutenção da TAM foi inaugurado em setembro de 2014, graças a pareceria entre Governo do Estado e TAM e pensado como uma opção, longe do Sudeste, para manutenção de aeronaves particulares principalmente das regiões Nordeste e parte do Norte do país.

Aracati também é conhecida nacionalmente como o melhor Carnaval do Ceará e conta com o tradicional Carnaval de Rua com blocos, o de praia e o de Carnaval de Trio Elétrico na Avenida Cel. Pompeu onde a última gestão tem investido em ritmos diversos.

o Aracati também é muito conhecido pelas suas Praias como: Praia de Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato e Retirinho; sendo as duas últimas praias locais de grandes belezas naturais e bastante reservadas.
História

Ceará a partir do mapa de 1629 por Albernaz I.

Mapa do Porto e Villa de Aracati em 1813

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Quadro de José dos Reis Carvalho de 1859 retratando um moinho de vento feito de carnaúba nos arredores de Aracati.
Os primeiros habitantes das terras de Aracati, os índios Potyguara,[10] provavelmente entraram em contato com os europeus em 2 de fevereiro de 1500, através do navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que aportara no local denominado Ponta Grossa ou Jabarana, segundo o historiador Tomás Pompeu de Sousa Brasil.

Pero Coelho de Souza, durante a expedição contra os franceses que haviam invadido o Maranhão, ergueu, a 10 de agosto de 1603, às margens do Rio Jaguaribe, o Fortim de São Lourenço. A sua permanência deu origem ao povoado de São José do Porto dos Barcos, sucessivamente, Cruz das Almas e Santa Cruz do Aracati.

Aracati tornou-se um ponto de apoio militar. Várias edificações foram construídas: Bateria do Retiro Grande, Presídio da Ponta Grossa, Presídio de Coroa Quebrada, Presídio do Morro de Massaió e outras.

A ocupação definitiva de Aracati teve início com o funcionamento das oficinas ou charqueadas do Ceará, que foram responsáveis por possibilitar a competitividade da pecuária no estado, tendo em vista os privilégios da Zona da Mata pernambucana com a cultura canavieira. Aracati transformou-se então em produtor de carne seca e no principal porto de exportação deste produto para as regiões canavieiras, além de continuar a ser um ponto de apoio militar (Fortim de Aracati), agora com o intuito de proteger o porto, as transações comerciais e os habitantes contra os ataques de índios como os Payacu.

A possibilidade de abate e conservação da carne, através do charque, foi a principal responsável pela ocupação e desenvolvimento das terras do Ceará. Por volta de 1740, já existiam oficinas em Aracati, inicialmente no pequeno Arraial de São José dos Barcos do Porto dos Barcos do Jaguaribe, depois elevada à categoria de Vila com o nome de Santa Cruz do Aracati, hoje cidade do Aracati. O comércio de carne e couro atraía abastados senhores de locais diversos. Aracati manteve-se por longo tempo como a localidade de maior influência de formação econômica, social e política do povo cearense.

Com o crescimento do povoado, no local, em 1714, foi erguida uma capela e, em 1743, foi instalado um juízo e tabelião local.

Peço encaricidamente que escrevam-se, compartilhem e curtam o canal. Obrigado a todos. E até o proximo video

Loading comments...