Mas afinal, o que é INTOLERÂNCIA?

1 year ago
3

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também nas redes sociais:
INSTAGRAM: http://instagram.com/quintessencia.lib
TWITTER: https://twitter.com/EssenciaQuint
TELEGRAM: https://t.me/quintessencialib

Lá vou eu arrumar sarna pra me coçar! Recentemente, veio à tona uma declaração da cantora gospel Bruna Karla, feita no final de 2021, a respeito da possibilidade de cantar no casamento de um amigo seu, que é homossexual. Segundo o que afirmou a própria cantora, ela se recusou, de maneira informal, a cantar num possível e futuro casamento de seu amigo com outro homem, por acreditar que isso iria contra o Evangelho que ela defende. Tal declaração, naturalmente tirada do contexto e ressuscitada 6 meses depois de ter sido proferida, causou rebuliço nas redes sociais - especialmente nos meios progressistas, - fazendo com que pessoas de moral ilibada e de relevância pública, como Gil do Vigor, Jojo Toddynho, Valeska Popozuda, Xuxa e até Anitta, é claro, se pronunciassem a respeito, chamando a cantora de homofóbica e de intolerante. Mas então, fica aqui a pergunta: afinal de contas, o que é intolerância?

Para se condenar a intolerância, precisamos, primeiro, defini-la. E, para tanto, seguiremos no caminho oposto, definindo o que significa o ato de “tolerar”. De acordo com o dicionário Michaelis, tolerar significa “aguentar algo com conformação e paciência; aceitar”, com o seguinte exemplo: “Tolerava, em silêncio, o mau gênio da esposa”. Ter “mau gênio” não é algo bom; portanto, tolerar significa aceitar, ainda que contra sua vontade, que outra pessoa tenha uma atitude que você reprova. É mais ou menos o que nos diz a definição seguinte: “consentir alguma coisa em relação à qual se faz restrições ou com a qual não se concorda”.

Veja, portanto, que “tolerar” não significa aprovar, aceitar com correto, considerar adequado ou fazer apologia. Tolerar significa, justamente, aceitar que outras pessoas possam fazer algo com o qual você concorda - ainda que você mantenha a sua posição de que tal atitude é errada, imoral, pecaminosa, ou o que quer que seja. Não se trata de aprovação ou de validação - tolerar significa, apenas, aceitar a liberdade das pessoas em fazer aquilo que você desaprova. Portanto, podemos definir “intolerância” como o oposto disso: não aceitar, em hipótese alguma, que pessoas tenham atitudes que você reprova, lançando mão de violência direta ou indireta, ou de lobby junto a forças estatais, para que tais ações sejam impedidas. Isso é intolerância; o resto é apenas mimimi.

#brunakarla #homofobia #cristianismo

Loading comments...