Por que os governos não se comportam como famílias?

2 years ago
32

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também nas redes sociais:
INSTAGRAM: http://instagram.com/quintessencia.lib
TWITTER: https://twitter.com/EssenciaQuint
TELEGRAM: https://t.me/quintessencialib

No primeiro filme da quadrilogia Matrix, nos é exibido um excelente diálogo entre o Sr. Anderson e seu chefe - antes de Neo sair, por completo, da matrix. A conversa, como um todo, é cheia de dicas a respeito do futuro de Neo, o que o torna ainda mais divertido, quando assistimos ao filme uma segunda vez. Destaco, aqui, um trecho da bronca que Neo leva de seu chefe, por mais uma vez chegar atrasado ao serviço: “Você acredita que você é especial, e que de alguma forma as regras não se aplicam a você. Mas, obviamente, você está errado.”

Todos nós, a esta altura do campeonato, já sabemos que o Sr. Anderson - ou melhor, que Neo - é sim especial, e que, de alguma forma, as regras da matrix não se aplicam a ele. Mas hoje, eu não quero falar de ficção futurista, mas sim do comportamento dele, nosso ente mafioso favorito: o estado. Por que, de alguma forma, nossos governantes também acreditam ser especiais, e que, por algum motivo, as regras econômicas que regem as vidas de nós, meros mortais, e de nosso mundo, não se aplicam a eles.

Durante o curso de Administração, eu estudei duas matérias bastante direcionadas à Economia, no geral: microeconomia e macroeconomia. Grossíssimo modo, podemos dizer que a microeconomia se refere às regras econômicas no plano individual - pessoas, famílias e empresas, - abrangendo temas como lei da oferta e da demanda, formação de preços e outros aspectos. Já a macroeconomia lida com o funcionamento da economia a nível de país, de continente e de mundo, analisando coisas como política monetária, balança comercial e taxas de câmbio.

Sempre me chamou a atenção o fato de que ambas as disciplinas, a micro e a macroeconomia, tratassem de forma relativamente diferente seu objeto de estudo - a economia. Por que as regras que se aplicavam a indivíduos podiam ser desprezadas por países? Por que o que não funciona dentro de uma casa, de uma família, funcionaria num governo? Por que um país exportador de matéria-prima e importador de itens industrializados obrigatoriamente deve ser pobre, se um fazendeiro que vende alimentos consegue comprar toda sorte de itens industrializados e mesmo assim ser rico? Será que, tal como acontece com o Neo de Matrix, as regras individuais também não se aplicam aos estados? Será que os estados são especiais?

#estado #impostos #libertarianismo

Loading 1 comment...