RATAMABÁ, SEGREDOS REVELADOS!

2 years ago
171

Na última semana, a história de uma suposta cidade perdida na Amazônia ganhou as redes sociais. Acompanhe aqui conosco no canal TúbeOn mas antes inscreva-se se ainda não for escrito, deixe seu láique e ative o sininho de notificação. A teoria, classificada como infundada por especialistas, trata de uma civilização que teria habitado a região da floresta há mais de 450 milhões de anos. "Há 450 milhões de anos não existia nem América do Sul, Cordilheira dos Andes, e as evidências mais antigas da nossa espécie (Homo sapiens) não chegam nem a 1 milhão", diz Eduardo Neves, professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, que estuda a região amazônica há 35 anos. No período referido pela teoria, os atuais continentes ainda não existiam e estavam unidos na chamada Pangeia. Como explica Neves, a humanidade também estava ainda longe de dar os primeiros passos. Os mais antigos fósseis de Homo sapiens já encontrados datam de 300 mil anos atrás, apenas uma fração dos supostos 450 milhões de Ratanabá. A cidade perdida de Ratanabá também teria sido erguida, segundo as informações que circulam nas redes, pela civilização Muril, da qual não se tem registros em revistas científicas.
As imagens usadas para ilustrar a cidade perdida teriam pouca base na realidade, segundo o arqueólogo. Elas mostram grandes construções douradas e reluzentes feitas de rocha e ouro, materiais dificilmente encontrados na região na proporção necessária para erguer uma cidade desse tamanho.
A origem da teoria de Ratanabá está em uma série de publicações nas redes da entidade Dakila Pesquias, que afirma ter feito a descoberta da cidade perdida. O grupo, fundado por Urandir Fernandes de Oliveira, já teve o nome associado a outras teorias da conspiração que acabaram por virar meme, como o caso do ET Bilu, conhecido pela frase 'busquem conhecimento'. Apesar disso, a história ganhou as redes e foi replicada por diferentes influencers e canais no Twitter, Tik Tok e Youtube. Várias teorias da conspiração também relatam que o sumiço do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira tem relação com Ratanabá, a vinda do multi milionária Élon Musk também.
A verdade é que a muito tempo lendas sobre cidades perdidas na Amazônia já existem, uma delas é a da cidade de Akakor e Akahim.
Akakor e Akahim são supostas cidades perdidas, que estariam localizadas nas regiões fronteiriças da Amazônia brasileira e que teria origem pré-colombiana. O criador do mito é um alemão chamado Gunther Hauck, usando o nome de Tatunca Nara, que fugiu para o Brasil em 1968 depois de inventar uma história baseado em mitos já conhecidos como o Eldorado e o Paititi, refúgio onde os incas teriam escondido as toneladas de ouro que seriam pagas como resgate ao conquistador espanhol Francisco Pizarro pelo imperador Atahualpa.
Muitos aventureiros morreram ou desapareceram nas selvas brasileiras procurando pelas supostas ruínas.
Em 2008, o arqueólogo mais famoso do mundo da ficção visitou a pirâmide de Akator, no coração do Amazonas, no filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, mas a real existência das ruínas recriadas eletronicamente pelos produtores do filme nunca foi cientificamente comprovada.
Em compensação, muitas pessoas acreditaram na história relatada por Tatunca Nara devido ao seu passado obscuro e também ao fato de que até hoje são encontrados sítios arqueológicos e ruínas de civilizações pré-colombianas nas regiões próximas às fronteiras do Brasil.
Anos depois se descobriu que Tatunca Nara era um informante dos órgãos de repressão militares durante a ditadura.
O jornalista Karl Brugger publicou no livro "A Crônica de Akakor" a história relatada por Tatunca Nara. Ele foi assassinado em 1984 no Rio de Janeiro.
Para apimentar ainda mais esta discução, lendas e mitos, os índios da amazônia afirmão que existe uma gigantesca cidade subterrânea na amazônia, e que esta cidade esta guardada por guerreiros dotados de poderes sobre-humanos e que ninguém consegue se eproximar dela, os que tentaram nunca voltaram.

Com certeza a floresta amazônica tem muitas riquezas e curiosidades ainda para serem descobertas, e porque não uma cidade perdida. O que você acha sobre este assundo? Você acredita néstas teorias? Você acha que tem algo muito valiozo na amazônia que não querem nos contar? Deixe nos comentários. Muito obrigado por assistir, e não se esqueça de se inscrever no canal para nos ajudarm, te encontro no próximo vídeo, um abraço.

----------------------------------------------------------------------------------------
YouTube ➡️ https://www.youtube.com/channel/UCECrNLgZqo3ZelSrmBadglA

Facebook ➡️ https://www.facebook.com/canaltubeon/

Instagram ➡️ https://www.instagram.com/canaltubeon

Tiktok ➡️ https://vm.tiktok.com/ZM8W9tepV/

WhatsApp ➡️ (43) 9 99187 6672

PIX ➡️ fabiounte@hotmail.com

Loading comments...