Lançamento ao vivo do Brasilsat A1 - Jornal Nacional / TV Globo - 08/02/85

2 years ago
300

Meus Outros Canais:
Linktree: https://linktr.ee/gab_figueiro
Rumble: https://rumble.com/user/gabfigueiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCx2Q5RBUONYO5A7vYxVOZ2w
Cos.tv: https://cos.tv/channel/33700942577575936
MgtowTV: https://www.mgtow.tv/@gabfigueiro
Bitchute: https://www.bitchute.com/channel/d254x5zSWGQo/
Odysee: https://odysee.com/@Libertar_09:7
GabTV: https://tv.gab.com/channel/gab_figueiro
Dailymotion: https://www.dailymotion.com/dm_7886cfdf31391d3d770cf0cf9f52989b
Vimeo: https://vimeo.com/gabfigueiro

Título Original: BRASILSAT - 1985 - lançamento ao vivo, Jornal Nacional, Rede Globo (arte animada Gilberto Sgarbi)
Publicado em 8 de Março de 2019
Créditos: Gilberto Sgarbi
Publicação Original: https://www.youtube.com/watch?v=m8comLtInnc

"Na década de 1980, o Brasil precisava de satélites próprios, para dispensar o aluguel de estrangeiros, como resultado deste esforço a empresa brasileira Embratel contratou em agosto de 1982 a canadense Spar Aerospace, Ltd., em parceria com a Hughes, para construir sua série de satélites Brasilsat A, a série era constituída por dois satélites, o Brasilsat A1 e o Brasilsat A2.
[...]
O satélite foi lançado em 8 de fevereiro de 1985, por um foguete Ariane modelo 2/3 da base de lançamento de Kourou, na Guiana Francesa, sendo colocado em uma órbita geoestacionária sobre o território brasileiro. Com o lançamento do Brasilsat A1, o SBT e a Rede Manchete passaram a transmitir suas programações em rede nacional, via satélite para todo o Brasil." - Wikipédia

Descrições originais do Autor:

Nesta matéria estão animações que fiz para compor matéria do Jornal Nacional (09/02/1985) da Rede Globo, mostrando as fases de lançamento do foguete Ariane 3 que colocou em órbita o Brasilsat A-1, primeiro satélite brasileiro de comunicações. Esta arte animada foi feita com base em informações, fotos e ilustrações cedidas pela Arianespace, Aerospatiale e ESA (European Space Agency). O trânsito nestas organizações me foram facilitadas por Jean Noel Hardy (Aerospatiale, Rio de Janeiro) e Charles Giscard d’Estaing (Arianespace, Rio de Janeiro). Para reduzir drasticamente os custos, usei ‘técnicas inovadoras’, com desenhos pintados e recortados colocados em ‘sanduíches’ de folhas de plástico transparente. O custo ficou mais baixo ao filmar em cinema Super-8 Canon, com câmera cedida por Ronaldo Olive, então editor do “Relatório Aeronáutico”. A avaliação e decisão pelo uso da animação na Rede Globo coube ao jornalista Wianey Pinheiro, então chefe do Centro de Produção de Notícias (CPN) da Central Globo de Jornalismo. A animação, na integra, foi mostrada no Jornal do SBT e no noticiário “Telerj Notícias”, quando fui entrevistado pela jornalista Shirley Fioretti Costa, do Departamento de Marketing da Telerj.

Loading comments...