Conheça o Babirussa, primo do Javali

2 years ago
5

"42 # \ 36 **; | {) ;. 0" Os babirussas, são mamíferos encontrados na Indonésia, onde podem ser encontrados nas ilhas Sula e em Buru. Estes mamíferos tem um aspecto bizarro, especialmente os machos com os seus chifres curvos. A aparência deste animal inspirou vários indonésios a criar máscaras demoníacas e até mesmo oferecer indivíduos desta espécie aos visitantes, como prendas. O nome babirusa significa “porco-veado”, devido à sua aparência cruzada entre um porco e um veado, mas na realidade os babirusas pertencem à família dos porcos. Atualmente, reconhecem-se 3 espécies de babirusa. Habitam a ilha indonésia de Sulawesi, em concreto, nas regiões norte e nordeste da ilha. Podem ser encontrados nas margens dos rios e lagos, onde há uma maior abundância de plantas aquáticas. Antigamente, o babirusa poderia ser encontrado em regiões de baixa altitude, mas subiram para regiões mais a montante e de difícil acesso, para fugir da deflorestação provocada pelo homem.
Características. O babirusa-de-sulawesi é o maior, entre as três espécies, é o animal mais alto do que os outros da família dos Suídeos.O macho adulto chega a um metro de comprimento, fora a cauda de cerca de 30cm.
A altura, medida na espádua, pode chegar a 80cm, e seu Peso é de até 90 kg, seu corpo é alongado e com dorso arredondado. O pescoço é curto, mas sua cabeça é pequena, comprida e terminada por focinho pontudo e móvel, que ultrapassa folgadamente o lábio inferior. Os famosos chifres que os babirusas machos apresentam são na realidade os seus caninos superiores, que penetram através da pele do nariz e depois curvam na direção da testa. Os chifres da mandíbula inferior também correspondem a caninos protuberantes. Já os caninos das fêmeas ou estão ausentes ou apresentam tamanhos muito reduzidos. A função destes chifres peculiares não é muito clara, visto que são frágeis e facilmente se quebram, não sendo usados em combate. Estes chifres podem ser perigosos, pois se continuarem a crescer podem ficar cravados nos crânios dos animais.
Reprodução. Os babirusas pode formar grupos sociais contendo até cerca de 8 indivíduos. Estes grupos estão mais ativos durante o dia, passando a noite em ninhos construídos com ramos e folhas ou em depressões nos solos. As fêmeas constroem ninhos bem definidos, com cerca de 3 m de comprimento e 25 cm de profundidade, com ramos arrancados de árvores e arbustos, onde irão dar à luz. Após uma gestação de 155-158 dias, a fêmea dá à luz a 1 ou 2 recém nascidos.

#MundoNatural! #Babirussa

Loading comments...