Imposto é roubo; mas você precisa ir além

2 years ago
37

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também nas redes sociais:
INSTAGRAM: http://instagram.com/quintessencia.lib
TWITTER: https://twitter.com/EssenciaQuint
TELEGRAM: https://t.me/quintessencialib

A frase “imposto é roubo” é uma conhecida máxima libertária, protagonizando incontáveis postagens em redes sociais e estampando as mais diversas camisas de lojas especializadas no público ancap e da direita em geral. Do ponto de vista libertário, não há o que se discutir aqui: chame-os de roubo ou de extorsão, o fato é que impostos são, sob qualquer aspecto, antiéticos, por se tratarem de uma violência realizada pelo estado contra indivíduos pacíficos. A coisa é tão evidente que sequer deveria suscitar debates. Porém, este vídeo não foi feito para explicar o que qualquer libertário já sabe, mas sim, para fazer uma provocação: existe muito mais no libertarianismo, para além da mera constatação de que sim, imposto é roubo.

Grande parte dos libertários chega às ideias da liberdade ao analisar a ação do estado, e por concluir que este é um ente mafioso que tem, por único objetivo, roubar a indefesa população, para encher os próprios bolsos. Para muitos, esse é o insight que motiva a adoção do título de “anarcocapitalista” ou de “libertário”: o reconhecimento de que impostos são roubo institucionalizado, e de que não há justificativa ética plausível que permita a determinado ente - seja quem ele for - assaltar a carteira de outras pessoas. O que um ladrão não pode fazer, um político também não pode.

Não tenho dúvidas de que a aversão à ação estatal é a maior e mais popular porta de entrada para as ideias libertárias. Afinal de contas, também foi assim que eu me tornei libertário, uns bons anos atrás. Quando a realidade de que a violência estatal é ilegítima se tornou evidente, eu evolui meu pensamento do liberalismo tupiniquim para o libertarianismo - primeiro, conhecendo o pensamento dos economistas austríacos mais clássicos, e seguindo, daí, para o pensamento anarcocapitalista como nós o conhecemos. Porém, para mim, e para tantos outros, logo fica claro, também, que não basta bradar, a plenos pulmões, que “imposto é roubo”. Existe muito mais no pensamento libertário do que a luta contra o estado.

#imposto #ancap #libertarianismo

Loading 1 comment...