DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO DO FILHO E OS PAIS

1 year ago
99

pais, cuidado, conhecimento, desenvolvimento do cérebro, crianças, frustração, frustrações, compreender, saúde mental, saúde social, pais, saudável, experiência, cérebro, conexões, células cerebrais, neurônios, integração, conexões, interação, família, o cérebro da criança, experiência, molda, funcionamento cerebral, pai e mãe, família, filhos, educação, tempo, conexões cerebrais, educar meus filhos,

Preciso entender um pouco de funcionamento cerebral para educar meus filhos? Os antigos não sabiam nada disso e criaram um monte de gente. Bem, o intuito desse vídeo não é te ensinar a educar seus filhos, até porque, eu ainda estou no início da jornada, mas aliar o conhecimento científico ao bíblico e te ajudar a evitar uma série de problemas no futuro de seus filhos, ou seja, pensando a longo prazo. Já vi e vejo muita situação triste em que nem os filhos e nem os pais compreendem o por que se distanciam, ou o por que não conseguem ser plenos. Estou lendo alguns livros, e hoje quero compartilhar com você um pouquinho de “O cérebro da criança” do DR Daniel Siegel.
O papel que o cérebro desempenha é essencial para ter uma boa vida: autocontrole, decisões, aprendizagem, disciplina e assim por diante. Conhecer o cérebro dos filhos não livrará os pais de se frustrarem, mas ao compreenderem melhor como o cérebro da criança funciona, será possível, além de compreender melhor as atitudes dos filhos, será possível ter respostas a essas atitudes mais eficazes, com menos frustrações e criar uma base para a saúde mental, emocional e social das crianças.
o cérebro de todo ser humano é moldável, ou seja, de acordo com suas experiências e ao que ele é exposto, pode ser moldável, isso é ainda mais forte na infância. Desse modo, o que os pais e cuidadores fazem são extremamente importantes e quase que decisivos na formação e na construção de uma base para terem uma vida saudável.
Em seu livro, o dr Daniel Siegel nos conta a história de uma aluna, que certa vez recebeu uma ligação assustadora, onde a babá de seu filho teve uma convulsão e sofreu um acidente de trânsito, e nesse episódio, o filho de sua aluna Mariana presenciou tudo, pois estava no carro com ela.
A palavra chave é integração, precisamos ajudar nossos filhos a relacionar a parte esquerda do cérebro, relacionada a parte mais lógica e racional com a parte direita do cérebro mais responsável pelas emoções e criatividade. Nos últimos anos, com o desenvolvimento da ciência, da neurociência e da tecnologia de tomografia cerebral, já se constatou que o cérebro é plástico, e o que o molda é a experiência. A cada experiência que vivenciamos, milhares de células cerebrais são ativadas, estas são os neurônios. Estima-se que temos por volta de 10 bilhões de neurônios e cada um deles estabelecem novas conexões uns com os outros, o que afeta a percepção a sons, imagens e situações mais abstratas.
Confesso a vocês que não sou uma especialista em biologia ou da área da saúde, e talvez você também não, e esteja pensando o que isso tem a ver com a educação do seu filho. Bem, ao longo dos anos lidando com filhos de tantas pessoas, vejo muitos pais lutando para alimentá-los e educá-los bem, mas ao mesmo tempo, por estarem no modo sobrevivência, acabam não percebendo que alguns problemas ali na adolescência poderiam ter sido evitados ou foram gerados pela própria influência das atitudes dos pais. Não, eu não estou falando que você é o culpado, de forma alguma, mas que, por não ter consciência do que está acontecendo, acabamos deixando de ajudar nossos filhos a serem adultos mais felizes.
Muitos alegam não terem tempo suficiente para ensinar seus filhos, ou chegam em casa tão cansados do dia de trabalho que inclusive serve para sustentar essas crianças, que realmente é desgastante ter que chegar e ficar ali só dando atenção, ou estudando a respeito. Quero te ajudar a se livrar dessa culpa e te dizer que o momento de ensinar é o tempo todo:
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Deuteronomio 6:7
O momento do jantar, a maneira como você respeita o alimento, como se trata com a higiene e como interage com sua família estão ensinando seus filhos. Assistir a um noticiário e comentar uma notícia importante com eles com amor e orientação está o ensinando. Quando você demonstra interesse pelo o que aconteceu na escola e faz questão de ouví-lo, sim, ouvir, deixá-lo terminar de falar e se necessário, fazê-lo repetir diversas vezes para que ele mesmo perceba a situação de maneira racional e não só emotiva, tudo isso está ajudando seus filhos a estabelecerem conexões e integração no funcionamento do cérebro, e consequentemente, o ajudando a lidar melhor com as situações.

Loading comments...