BOLA DE BASQUETE NOS FIOS! O QUE SÃO?

2 years ago
3

O que são essas bolas presas em cabos de alta tensão?
Em alguma viagem, você já deve ter notado que cabos de alta tensão passam em determinados pontos das rodovias. Você também deve ter notado que há bolas laranja presas nos cabos de alta tensão, que parecem muitas bolas de basquete, mas afinal, por que essas bolas laranja estão presas em fios de alta tensão? Veja logo mais no vídeo, mas antes se inscreva no canal se ainda não for inscrito, ative o sininho de notificação e dê seu like, bora pro vídeo?!!
Elas são realmente chamadas de esferas de sinal diurno. Essas esferas são dispositivos de segurança que devem ser instalados nos cabos das torres de transmissão localizadas em áreas onde voam aviões e helicópteros, para servir de alerta aos pilotos para ficarem longe dos cabos porque pode ocorrer um acidente. Essas bolas de sinalização são, em alguns casos, presas ao pára-raios, ao fio condutor mais alto ou a ambos. Eles são usados para enfatizar estruturas (neste caso, cabos) quando é impraticável torná-las visualmente reconhecíveis (geralmente à distância) pintando-as. Você verá essas esferas em vastos cabos transportadores que cruzam não apenas rodovias, mas também desfiladeiros, rios, lagos e vales.
Essas esferas devem ser claramente visíveis a uma distância de vários milhares de metros. É por isso que eles são tão grandes que podem ser observados à distância. Além disso, geralmente são feitos em cores que proporcionam o máximo contraste com o terreno de fundo. Geralmente, as bolas sinalizadoras são feitas de resina de poliéster e reforçadas com fibras de vidro, com diâmetro aproximado de 600 mm e peso médio de 5 kg. As esferas de sinal são componentes obrigatórios de instalação no setor elétrico brasileiro. De acordo com a norma brasileira ABNT N 6535, essas bolas podem estar disponíveis na cor laranja ou vermelha. Em outros países é comum encontrar bolas de cores diferentes.
Durante a construção ou manutenção da linha, quando as linhas são desligadas, o eletricista desliza sobre os cabos, levando as bolas com ele. Em linhas de transmissão já sob tensão, onde é necessário alguma manutenção ou substituir as esferas, é utilizado o método de trabalho sob tensão com um helicóptero, neste caso o profissional tem que ter muito sangue frio e não pode ter medo de altura.

Infelizmente a falta deste item se segurança resultou no trágico acidente que tirou a vida de nossa querida cantora Marília Mendonça. Pilotos que pousaram dias antes no aeródromo de Caratinga já aviam relatado da dificuldade de aproximação devido aos fios de alta tensão muito próximos e pela falta de sinalização. Muito triste!

Espero que tenham gostado desta curiosidade, muito obrigado pela companhia e até o próximo vídeo, te encontro la!

----------------------------------------------------------------------------------------

Facebook ➡️ https://www.facebook.com/canaltubeon/

Instagram ➡️ https://www.instagram.com/canaltubeon

Tiktok ➡️ https://vm.tiktok.com/ZM8W9tepV/

WhatsApp ➡️ (43) 9 99187 6672

PIX ➡️ fabiounte@hotmail.com

Loading comments...