Carteiras Bitcoin Cold e Hot wallet Papper wallet e Hard wallet Bitcoin_5

3 years ago
36

Produzido por Fraga do Menor Minoria Podcast.

Carteira Bitcoin
Uma carteira Bitcoin pode ser comparada com uma conta corrente bancária, onde o endereço é como sua Agência e Conta ou mesmo sua chave PIX que você pode passar para as pessoas fazerem transferências para você, já sua Chave Privada é secreta e pode ser comparada com sua senha bancária.
Sem a chave privada é impossível retirar fundos da carteira/endereço, é muito importante ter a guarda em local seguro e um backup confiável.
Na prática os Bitcoins ficam registrados na Blockchain que é um registro que conta a história de cada um dos Bitcoins criados mostrando desde o seu nascimento quando minerado e todos os endereços que ele passou até o presente momento. Todos os saldos de carteira são públicos e podem ser consultados em https://www.blockchain.com/pt/explorer por exemplo.
O que as carteiras de Bitcoin de fato protegem são as chaves privadas pois sem elas os saldos das carteiras continuarão existindo no entanto nunca poderão ser utilizados.
Existem diversos tipos de carteira e não será escopo desta apresentação discutir as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Mudança nos costumes
Com o sistema bancário atual, no caso do titular da conta falecer ou estar impossibilitado de efetuar saques ou transferências é possível que por vias judiciais o dinheiro seja disponibilizado a um terceiro. Da mesma forma que o Estado pode determinar que o dinheiro na conta de uma pessoa seja confiscado para pagar uma dívida ou até mesmo ter suas contas congeladas por um plano econômico.
Já no caso do Bitcoin cada pessoa pode ter quantos endereços de carteira quiser sem custos e sem necessidade de nenhum documento para criação de um novo endereço, sendo assim, não é viavel cobrar ITBI (imposto de transferência de bens e imóveis) caso deseje doar seu saldo para outra pessoa ou receba isto como herança, ninguém precisa saber quem é o dono e não é necessário apresentar nenhum documento para isto. A única maneira de usar os Bitcoins que estiverem atrelados a uma carteira é ter a chave privada desta carteira, portanto os Bitcoins são inconfiscáveis mas ao mesmo tempo traz uma preocupação com a perda da chave privada que pode inviabilizar para sempre o uso saldo da carteira.
Para minimizar este risco algumas soluções como Carteiras Multisig ou seja que utilizam múltiplas chaves privadas podem ser utilizadas, por exemplo 3 chaves podem ser usadas para liberar os fundos de uma carteira de forma que a transação será liberada se 2 das 3 chaves forem conhecidas. Outro recurso que a maioria das carteiras de criptomoedas tem é a criação de uma séria de 24 palavras que com a posse destas é possível recuperar a carteira em um outro dispositivo.
Existe uma famosa frase no mercado de criptomoedas que diz:
“Se você não tem a chave privada, os bitcoins não são seus. Se você tem a chave privada, os bitcoins são seus.”
Isto porque muitas pessoas perderam seus fundos ao adquirir Bitcoin usando exchanges e mantendo seus fundos na exchange, algumas destas empresas tiveram os mais diversos problemas e os clientes acabaram perdendo seus saldos. Ao deixar seu Bitcoin com um terceiro tudo que se tem é uma promessa que um dia ela vai te entregar caso seja solicitado.
Transações na blockchain do Bitcoin são irreversíveis, ou seja, caso seja feito uma transação para um endereço válido, esta transação não pode ser desfeita.

Também falamos de hot wallet, cold wallet, papper wallet, hard wallet

Vídeo em parceria com o canal Economia para Iniciantes, de Gabriel Almeida.

Redes sociais de Menor Minoria Podcast:

Instagram: @menor.minoria.podcast.
Grupo Telegram: https://t.me/joinchat/ATxPUKr55-gyMDM5
Spotify: https://open.spotify.com/show/7GS1QmJ...
Linktree: https://linktr.ee/Menor.Minoria.Podcast

Redes sociais de Gabriel Almeida:
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCcUs...
Facebook: @economiaparainiciantes

Loading comments...