Monetização da prata a inflação e história das pedras Rai Bitcoin_2

2 years ago
28

Pedras de Rai da Ilha de Yap hoje parte dos Estados Federados da Micronésia
Compreender a incrível história das Pedras Rai vai nos ajudar a entender o que leva algo a se tornar dinheiro e o que o faz deixar de ser valioso.
Todas as pedras em Yap foram trazidas dos seus vizinhos Palau ou Guan, mas adquiri-las era muito difícil pois envolvia um processo trabalhoso de extração e transporte até Yap através de jangadas e canoas primitivas.
Ao chegar na ilha elas eram colocadas a vista para que todos pudessem ver e o proprietário era anunciado. Os proprietários poderiam usá las como dinheiro, bastando anunciar publicamente que a propriedade da pedra havia sido transferida.
Este sistema funcionou bem por muitos séculos. Até que em 1871 um capitão irlandês-americano naufragou nas costas de Yap e foi resgatado e cuidado pelos habitantes de Yap.
O capitão viu ali uma oportunidade de enriquecer comprando cocos na ilha e os revendendo a produtores de óleo de coco no entanto os nativos da ilha não aceitavam o dinheiro que o capitão Keefe utilizava. Foi então que ele decidiu utilizar seu barco grande para trazer muitas pedras das ilhas vizinhas e comprar os cocos em Yap.
Foi neste momento que com a grande expansão da base monetária de Yap as pedras foram se tornando banais e perderam o seu valor.

Prata
No final dos anos 70 o irmãos Hunt incomodados com a política americana de impressão de novos dólares e impedidos por regulações de comprar ouro decidiram provocar a remonetização da prata e começaram a comprar enormes quantidades de prata com objetivo de elevar o preço.
Em 1973 eles tinham aproximadamente 200 mil onças, cerca de 5700 kg de prata em 1974 eles compraram contratos futuros de mais 55 milhões de onças equivalente a 1559 toneladas de prata o que era cerca de 9% de toda prata do mundo. Em 1979 mais 43 milhões de onças equivalente a 1219 toneladas em parceria com os Sauditas.A medida que a notícia do que os Hunt estavam fazendo se espalhou outros operadores começaram a fazer o mesmo. Eles conseguiram empurrar o preço da prata de US$6 a US$50 a onça no seu maior preço na história em janeiro de 1980.
Foi então que o governo dos EUA anunciaram que ninguém mais poderia comprar prata sem aprovação, em março de 1980 o FED dos EUA limitaram os empréstimos para “participações especulativas” com objetivo de proibir os bancos de emprestar dinheiros paras os Hunts que foram obrigados a começar a vender sua prata física.
Esta estratégia tinha algumas falhas, a primeira é que eles não tiveram como se defender dos ataques do próprio FED dos EUA e em segundo lugar atualmente a produção mundial de prata cresce a uma taxa de cerca de 4,5% ao ano, ou seja em aproximadamente 22 anos é provável que a quantidade de prata já minerada no planeta tenha dobrado no entanto se o preço da prata subir muito produção mundial de prata pode subir até cerca de 20% ao ano.
Por mais que eles comprassem sua riqueza não alcançaria a capacidade dos mineiros de produzir. A prata não é escassa o suficiente para conseguir se manter como dinheiro, quanto maior o preço maior sua produção e a lei da oferta e da demanda vai fazer o valor cair.

Inflação a perda do poder de compra da moeda
Assim como aconteceu com a prata as curvas de oferta e demanda não servem apenas para os produtos e serviços mas também para o próprio dinheiro, ou seja, quanto maior a quantidade de dinheiro menor será seu poder de compra e neste sentido temos inflação de preços.
No sentido oposto, redução da oferta monetária ou da demanda tendem a deflação de preços.
Como aconteceu em Yap e mostrado de forma brilhante no episódio 82 do Tio Patinhas onde o personagem do Dr. Pardal cria uma máquina que duplica coisas e começam a criar dinheiro do nada até que o dinheiro perde quase todo o seu poder de compra, aumentar a base monetária em uma economia irá mais cedo ou mais tarde gerar aumento de preços. Uma grande expansão da base monetária vai gerar uma hiperinflação. Enquanto o processo de expansão persistir quantidades cada vez maiores deste dinheiro serão necessárias para comprar os mesmos produtos.
Justamente pela dificuldade de aumentar a base monetária o ouro foi uma das mais bem sucedidas moedas que o mundo já utilizou. O Ouro é quimicamente estável, praticamente impossível de destruir ou copiar e é extremamente raro em nosso planeta e de difícil extração.
Ao longo das últimas 7 décadas a taxa de crescimento do estoque mundial de ouro foi cerca de 1.5% ao ano e nunca ultrapassou 2%.

Redes sociais de Menor Minoria Podcast:
Instagram: @menor.minoria.podcast.
Grupo Telegram: https://t.me/joinchat/ATxPUKr55-gyMDM5
Spotify: https://open.spotify.com/show/7GS1QmJ...
Linktree: https://linktr.ee/Menor.Minoria.Podcast

Redes sociais de Gabriel Almeida:
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCcUs...
Facebook: @economiaparainiciantes

Loading comments...