COMO TRABALHAR DEMAIS AFETA SEU CORAÇÃO

3 years ago
20

Você tem menos de 50 anos e trabalha longas horas por dia? Você tem grandes chances de sofrer um AVC. Sabia disso?

De acordo com uma pesquisa publicada no site da Associação Americana do Coração, exercer um longa jornada de trabalho diariamente, pode ser um fator de risco para o acidente vascular cerebral (o famosos AVC).

O AVC também conhecido como derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

O estudo foi realizado com 200 mil pessoas, coletando dados relacionados a ocorrência de AVC incluindo fatores como idade, sexo, tabagismo e horas de trabalho. Sendo que, o período de trabalho foi considerado longo quando a carga horária passava de 10 horas ao dia, em pelo menos 50 dias por ano.

Após a análise dos dados obtidos, os pesquisadores notaram que indivíduos com menos de 50 anos e que apresentam longas horas de trabalho há mais de anos, são mais propensos a sofrerem um acidente vascular cerebral. Isso serve como um verdadeiro aviso aos "workaholics" de plantão, já que essa carga horária excessiva, aumenta em 29% a possibilidade de ter um AVC (acidente vascular cerebral). E o perigo cresce com o tempo!

Se a carga horária continuar igual por mais de 10 anos, o risco cresce para 45%. Porém ainda, de acordo com o pesquisador francês Alexis Descatha, especialista de doenças profissionais do Hospital Raymond-Poincaré, na região parisiense, ainda não se sabe dizer ao certo se os ataques cerebrais seriam uma consequência direta da carga de trabalho ou do tipo de trabalho realizado.

Segundo ele, há atividades que têm um efeito direto nas funções cardiovasculares, no ritmo cardíaco e na coagulação. Os horários noturnos, após as 22h, por exemplo, e alternados, são comprovadamente nocivos para a saúde, pois afetam o relógio biológico - ciclo circadiano.

Além disso, algumas funções também estimulam comportamentos pouco saudáveis, como o tabagismo, a falta de atividade física, a alimentação inadequada, consequência do ritmo profissional e o consumo excessivo de álcool. E como se não bastasse, problemas como insônia também são frequentes.

Ele diz também, que seus próximos estudos deverão analisar qual a relação entre o trabalho excessivo e outras doenças cardiovasculares, e a maneira exata como os efeitos diretos e indiretos afetam os indivíduos. Somente desta forma poderá ser possível efetuar uma prevenção eficaz.

Com isso, o objetivo agora do pesquisador francês e de sua equipe é ir mais longe nos estudos para compreender se é carga cognitiva, física ou ambas que afetam a saúde e se isso depende da maneira como o indivíduo lida com essa situação. Agora conta pra gente: você trabalha quantas horas por dia? Como estão seus hábitos de alimentos e bem estar? Tem essa carga horária há mais de 10 anos?

#trabalhardemais #trabalharmuitoavc #Natureba

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

Para mais informações, fonte e referência, acesse nosso BLOG pelo link que está na aba SOBRE do nosso canal!

Loading comments...