JEITINHO BRASILEIRO, orgulho nacional

1 year ago
43

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também nas redes sociais:
INSTAGRAM: http://instagram.com/quintessencia.lib
TWITTER: https://twitter.com/EssenciaQuint
TELEGRAM: https://t.me/quintessencialib

O tão criticado jeitinho brasileiro, aquela predileção que o habitante deste nosso Brasil apresenta, geralmente, para burlar regras e encontrar alternativas mais viáveis para resolução dos problemas que a ele se interpõem, é regularmente citado como um dos grandes problemas deste país - uma das fundamentais causas de seu atraso e de seu pouco desenvolvimento social e econômico. Como libertário, porém, eu não poderia discordar mais dessa opinião. Para mim, o jeitinho brasileiro é o maior dos nossos patrimônios, é a característica mais bela e necessária deste povo, algo que nos distingue e que nos coloca num patamar acima de povos mais “comportados”. Se a turma da política limpinha e da fé cega no estado eficiente insiste em criticar o jeitinho brasileiro, eu - libertário - não me canso de dizer: o jeitinho brasileiro é um orgulho nacional!

Em primeiro lugar, precisamos definir o que é, de fato, esse tal “jeitinho brasileiro”. Para esse fenômeno típico de nossas terras, há uma interpretação positiva e outra negativa. No primeiro caso, o jeitinho brasileiro é tido como uma característica da criatividade inerente aos brasileiros, um povo que é capaz de se virar com o pouco que tem e que consegue, de formas criativas e inovadores, superar as adversidades e os problemas que aparecem em seu caminho, resolvendo situações críticas de formas inesperadas. Isso seria o resultado da soma da simplicidade, da alegria, da hospitalidade e até mesmo da praticidade, características típicas do típico brasileiro.

Mas não, não é sobre a interpretação positiva do jeitinho que eu vou falar hoje - até porque isso é assunto incontroverso; todo mundo gosta desse jeitinho brasileiro, seja por este ser a solução de muitos problemas do dia-a-dia, seja por simplesmente fazer parte de nossa cultura. Não: o meu objetivo aqui é fazer uma crítica à interpretação negativa do jeitinho brasileiro - aquela que o classifica como o alicerce da corrupção no Brasil, como um traço do baixo nível moral de nossa sociedade, e como um obstáculo ao desenvolvimento econômico, social e político deste país. Bem, é nessa interpretação limpinha do jeitinho brasileiro que eu vou bater hoje.

Certamente, você já ouviu alguém insinuando algo como: “se temos políticos corruptos no Brasil, é porque o brasileiro é corrupto”; ou então: “você não pode criticar a corrupção no governo, se você tira cola na hora da prova”. É, é a mesma coisa, não tenha dúvidas. Eu acho incrível como todos acreditam ser altamente repreensível culpar a vítima pelo crime sofrido; mas não no caso da política! Se os políticos roubam o dinheiro do povo, a culpa é das vítimas - o próprio povo, que é tão corrupto quanto, e que não sabe “votar direito”. Essa ideia seria apenas patética, se não fosse uma tácita tentativa dos amantes do estado de legitimar esse ente coercitivo.

#jeitinhobrasileiro #brasil #corrupção

Loading comments...